Se você parar para pensar, verá que muitos alunos e estudantes pensam somente em “quando eu vou conseguir falar inglês?”. O que esses alunos esquecem é que o importante não é quando, mas sim como eles chegarão a esse objetivo de falar inglês. Nas últimas lições do nosso curso sobre como aprender inglês, você aprendeu diversos segredos e dicas sobre como aprender inglês da forma correta. Hoje eu vou lhe dar mais uma dica, mais um princípio que você deve entender e não esquecer para não somente manter seus estudos efetivos, como também para não perder sua motivação.

Guarde minhas palavras: inglês se aprende um dia de cada vez.

Ninguém aprende inglês da noite para o dia, ninguém aprende inglês em cursos intensivos de três meses, ninguém aprende inglês estudando somente de vez em quando. Aprendemos inglês estudando um dia de cada vez. Todos os dias que você senta e estuda inglês, o seu inglês melhora. Se você sentar e estudar durante uma hora, por mais que não note, o seu inglês melhorou! Cada dia que você estuda é como se você colocasse uma moeda de um real em um cofrinho. No início não vai parecer muito, mas depois de um ano, quando você abrir o cofrinho, vai encontrar 365 reais (já dá para comprar um bom presente de Natal!). O inglês funciona da mesma maneira. Cada dia de estudos melhora um pouquinho o seu inglês e você deve se sentir orgulhoso de ter estudado!

Imagine que cada dia que você estudou inglês foi uma vitória. Não pense no todo, no “quando eu vou saber falar fluentemente e entender tudo”. Um campeonato de futebol se ganha jogo a jogo. Um time que entrar no campeonato já pensando na final vai perder logo de cara. O mesmo serve para o inglês. Cada dia é um jogo e você precisa vencer todos os jogos para ser campeão. Não importa se você tem uma ou duas horas, 30 ou 15 minutos, estudar nem que seja 1 minuto sequer é melhor do não estudar nada. Se você estudou você ganhou o jogo e está mais perto de ser campeão. Se não estudou você perdeu e ficou mais longe de ser campeão.

Assim, tente entrar nesse “estado de espírito”, no qual você não pensa no amanhã, mas sim no hoje. Se você conseguir esquecer o final da sua jornada e focar no que tem que fazer hoje, verá que seus estudos serão muito mais efetivos e gratificantes. A cada dia, ao acabar seus estudos, você terá uma sensação de vitória, de dever cumprido. Continue assim, aprendendo inglês um dia de cada vez, que quando você menos esperar o seu inglês terá melhorado muito!

Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou comentário, basta deixar um comentário abaixo que eu terei o maior prazer em ajudá-lo!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara