Bem-vindo à nova seção do nosso site, chamada de como aprender inglês, onde ofereceremos dicas e truques para aprender inglês. Criamos a seção pois muita gente, mesmo com as lições do site, ainda fica meio perdida na hora de estudar. Assim, toda semana vamos trazer dicas e truques sobre como aprender inglês para turbinar os seus estudos! Nossa primeira dica para aprender inglês é muito simples, mas pouco seguida ou mesmo desconhecida por muita gente: torne o inglês parte da sua vida. Quando digo parte da sua vida quero dizer algo que você faz todos os dias, um hábito, um costume. Você provavelmente tem muitos hábitos  e costumes como assistir a Ana Maria ou o jornal pela manhã, ir na academia, tomar um cafezinho no meio da tarde, conversar com seus amigos no MSN, cantar no chuveiro, ler na cama, etc. Todos nós sempre temos um hábito ou outro, não é mesmo? Agora, se você está tentando aprender ou melhorar o seu inglês, é fundamental que esse inglês seja também um dos seus hábitos do dia a dia, que ele seja parte da sua vida, algo com que você tem contato todos os dias naturalmente.

Muita gente simplesmente frequenta um curso de inglês duas vezes por semana e no resto do tempo nem lembra que o idioma existe! Ou seja, gastam 2-3 horas por semana em contato com a língua e durante o resto do tempo fazem coisas completamente diferentes, lembrando que “estudam inglês” só no dia ou mesmo poucas horas antes da aula. Se você se enquadra nessa situação, não se desespere! Seu caso tem solução! A solução é fazer com que todo dia, independente se você tem ou não aula de inglês, ou mesmo se vai estudar por conta ou não, você tenha algum contato com o idioma. Normalmente é o contato direito com o idioma que faz as pessoas aprenderem, enquanto as aulas e estudos apenas reforçam e corrigem alguns erros.

Para deixar a coisa mais clara, vou dar dois exemplo. O primeiro de um estudante de inglês com maus hábitos, o segundo de um estudando com bons hábitos.

Josefildo, um estudante de inglês com maus hábitos

Josefildo estuda inglês há dois anos, mas ainda não entende quase nada, fica boiando nas aulas e acha que “não tem jeito pra coisa”, porém mesmo assim continua estudando, pois acredita que o inglês vai lhe dar melhores oportunidades de trabalho. Josefildo se acorda às 7:30, toma banho, café e assiste um pouco de TV. Às 8:30 vai de carro para o trabalho enquanto escuta o pagode na rádio Jovem CAM. No trabalho, se esforça muito e, quando tem uma folguinha, bate um papo com os colegas, olha a secretária bonitona, toma um café, etc. Ao meio dia ele almoça com os amigos e então volta para o trabalho. A mesma coisa se repete de tarde. No final do dia, Josefildo lembra que hoje é dia de aula de inglês no BNA, seu curso de inglês. Ele lembra também que ainda não fez a lição, mas como o dia de trabalho foi puxado e o professor é “gente boa”, ele resolve deixar por isso mesmo. Às 18:00 Josefildo sai do trabalho e vai para o curso de inglês. Na aula ele fica meio boiando, principalmente durante a correção da lição que ele não fez. Depois ele aprende algumas palavra novas, fica com algumas dúvidas, mas não tem problema, pois inglês é difícil mesmo, todo mundo tem dúvidas! Depois da aula, Josefildo vai pra casa, janta enquanto assiste o Jornal Nacional, toma um banho e vai para cama. Antes de dormir da uma lida em algumas revistas e depois cai no sono para repetir a rotina no dia seguinte.

Aurélio, um estudante com bons hábitos!

Aurélio estuda inglês há apenas 1 ano, mas já se destaca na turma, o que o deixa ainda mais motivado para aprender. Muitos acham que ele “leva jeito pra coisa” ou “tem facilidade para aprender inglês”, mas isso na verdade é apenas fruto de seus hábitos. Aurélio acorda às 7:30, toma um banho e aproveita para reler seu livro de inglês enquanto toma café, sem muito compromisso, apenas uma passada rápida pelo livro. Às 8:30 ela vai de carro para o trabalho. No carro ele aproveita para escutar uns 10 minutos do CD de inglês do curso e depois coloca algumas músicas também em inglês. Chegando no trabalho, Aurélio aproveita as folguinhas para visitar o Facebook, Orkut e Gmail. Para melhorar o inglês, ele colocou todos esses sites em inglês, assim reforça alguma coisa enquanto navega nos sites. Na hora do almoço ele conversa com os amigos, mas sai um pouco antes para terminar a lição do curso de inglês antes do horário do trabalho. De tarde Aurélio foca no trabalho, hoje o dia está cheio, muita coisa para fazer. Enquanto ele trabalha, escuta uma rádio online em inglês, que toca em grande parte músicas, mas às vezes os locutores anunciam os nomes das músicas ou falam algumas novidades. Aurélio não entende muita coisa, eles falam muito rápido no rádio, muito mais rápido que os professores do BNA, mas ainda assim ele sabe que o simples fato de estar escutando inglês ajuda no aprendizado. Depois do trabalho, Aurélio vai para a aula de inglês e aproveita ao máximo o tempo. Quando volta pra cada ele aproveita para relaxar, assiste um filme antes de dormir, com as legendas em inglês, e depois vai dormir.

Notou a diferença entre os dois casos? Os dois sujeitos foram na aula de inglês, porém Josefildo não fez nada em inglês durante o dia todo, enquanto Aurélio várias vezes teve contato com o idioma sem necessário estudar. Isso não quer dizer que você tem que ser um enlouquecido e fazer tudo em inglês o tempo todo, mas ainda assim é preciso ter um mínimo de contato com o idioma, nem que seja apenas uma vez por dia. Se tiver disposição, pode fazer como Aurélio e cair de cabeça no idioma, pois seu aprendizado melhorará em muito. Agora pense bem e veja em qual dos dois casos você se enquadra! Se você está igual ao Josefildo, tente colocar mais inglês no seu dia a dia. Aproveite o tempo livre, as folguinhas no meio do dia, para fazer algo em inglês, qualquer coisa! Assista um seriado em inglês, ouça uma rádio online em inglês, leia uma revista em inglês, acesse sites em inglês, jogue videogame em inglês, etc. O que importa é manter o contato com o idioma, do mesmo modo que você mantém o contato com o português!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara

O Curso de Inglês Grátis conta com mais de 100 lições grátis para você aprender inglês sem gastar um tostão! Nosso plano é acrescentar cada vez mais lições ao site e torná-lo o melhor lugar para se aprender inglês na Internet! Como você deve imaginar, tudo isso dá um trabalho imenso, assim, se você gosta do nosso trabalho e gostaria de ajudar, adquira nosso guia, o Como Aprender Inglês – O guia definitivo, um guia completo com 75 páginas, onde você aprenderá todas as técnicas e segredos para aprender a entender, falar, ler e escrever em inglês! Não deixe de conferir!