Ao começar sua jornada rumo à fluência em língua inglesa, é essencial que você saiba a maneira certa de estudar, ou seja, o como aprender inglês. Por mais que você esteja morrendo de vontade de começar a aprender, de colocar “a mão na massa”, é muito importante que você primeiramente pesquise e aprenda um pouco sobre quais métodos e estratégias funcionam e, acima de tudo, quais não funcionam, para que você não perca tempo estudando de uma maneira não eficiente. Neste e nos próximos artigos, você aprenderá diversas dicas, métodos e princípios que o colocarão no caminho certo para aprender inglês! Neste primeiro artigo falaremos sobre aquilo que eu considero o grande segredo para aprender inglês.

Se existe um segredo sobre como aprender inglês, esse segredo é aprender a aprender. A diferença entre um estudante que aprendeu inglês e um que não aprendeu não está na “inteligência” ou no “jeito para o inglês” de cada um, mas sim no fato de que um aprendeu a aprender inglês e o outro não. Dos 19 aos 23 anos de idade eu aprendi dois idiomas: inglês e japonês. Os dois idiomas são muito diferentes um do outro e, com certeza, para nós que falamos português, o japonês é muito mais desafiador.

Foram os desafios de aprender japonês que me levaram a pesquisar, ler e conversar com muitas pessoas de diversos lugares do mundo sobre como aprender idiomas e, consequentemente, sobre como aprender inglês. Como entender o que eles falam, como que eles falam tão rápido, como se lembrar de tantas palavras, como decorar a gramática, como praticar, etc. Todas essas perguntas não saiam da minha cabeça. Felizmente, ao longo dos anos eu fui aprendendo e desenvolvendo diversas técnicas e métodos para aprender idiomas de forma efetiva, enquanto deixava para trás técnicas e métodos não efetivos.

A conclusão disso foi que eu atingi um ponto em que me sentia confiante para aprender por conta própria qualquer idioma estrangeiro. Eu tinha descoberto o segredo de como aprender idiomas! Esse é o segredo que todo estudante de inglês precisa descobrir para que possa não somente saber como aprender, mas principalmente para que tenha confiança de que pode e é capaz aprender inglês, desde que siga os métodos corretos. Por isso, é essencial que você, antes de começar a estudar inglês, se comprometa a aprender a estudar de inglês de forma eficiente, procurando sempre usar métodos efetivos e descartar métodos ineficazes. Nós próximos artigos nós vamos lhe ensinar muitos desses métodos, porém a responsabilidade final é sempre sua, ou seja, se algum método, atividade, etc., não estiver funcionando para você, procure ou tente fazer algo diferente. Lembre-se de que aprender inglês é uma jornada e ninguém faz tudo 100% certo desde o começo, porém se você assumir a responsabilidade pelo seu aprendizado e corrigir os erros (métodos ruins) ao longo do caminho, a fluência no idioma será mera consequência de seus esforços!

Nos vemos no próximo artigo!

Mairo Vergara