Dando continuidade ao nosso curso de como aprender inglês, hoje vamos tratar um assunto muito importante: como criar o hábito de estudar inglês!

Um dos grandes segredos do sucesso, seja no trabalho ou nos estudos, é a regularidade. Regularidade de estudar todos dias, de correr todas as manhãs, de trabalhar todos os dias, etc. Manter essa regularidade não é nada fácil, pois nossa tendência é preferir a intensidade (“Vou fazer isso tudo de uma vez e me livrar logo deste trabalho, estudo, etc!”). Para aprender inglês, regularidade é muito importante: você tem que estudar constantemente, de preferência todos os dias. Mesmo que você tenha pouco tempo para estudar, é melhor estudar um pouco todos os dias do um montão no fim de semana e nada durante a semana. Mas como então manter essa regularidade? O segredo da regularidade é fazer dela não algo que você “tem de fazer”, mas sim algo que você “faz naturalmente”, ou seja, algo que é um hábito.

Se você procurar a palavra hábito no dicionário encontrará a seguinte definição:

há.bi.to [do latim habitu]: inclinação por alguma ação, ou disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato.

Ou seja, um hábito é algo que fazemos regularmente, sem pensar, e que adquirimos através da repetição. Pense nos fumantes (talvez o melhor exemplo de hábito). Nenhum fumante pensa “tenho que fumar um cigarro” (no sentido de obrigação). O fumante simplesmente fuma e pronto. Fumar o cigarro não é uma obrigação, não é algo que o fumante tem que fazer. Nenhum fumante precisa de lembretes do tipo “fume um cigarro por dia”, pois fumar já faz parte deles, já é um hábito. Todo o fumante que conheci começou a fumar e fumou tanto que acabou ficando viciado. Claro que existe aí um fator químico (nicotina), mas ninguém fica viciado com uma única carteira de cigarros, é preciso fumar muitos cigarros deliberadamente até que você fique viciado. O que você precisa fazer então é seguir o exemplo dos fumantes e “fumar inglês até que a nicotina anglo-saxônica faça efeito na sua vida”.

Criar o hábito de estudar inglês é uma das “habilidades” que você precisará desenvolver para chegar sucesso no idioma. Enquanto você continuar tendo que se lembrar de que tem que estudar inglês, isso ainda demandará um esforço da sua parte e você acabará desanimando cedo ou tarde. No entanto, no momento em que estudar inglês se tornar um hábito, quando você estudar naturalmente, sem pensar “tenho que fazer isso”, do mesmo modo que o fumante não pensa para fumar o cigarro, todo esforço e desânimo desaparecerão. A questão agora é: como criar o hábito de estudar inglês?

Manter um hábito é fácil, porém criar um exige dedicação. Algumas pessoas dizem que o ideal são trinta dias, porém de acordo com minha experiência pessoal 21 dias são perfeitamente suficientes. 21 dias de dedicação e esforço é que você precisará para criar um novo hábito. Durante esses 21 dias você terá que se lembrar diariamente de que “tem que estudar inglês durante X minutos, horas, etc”. E quando você estiver cansado, desanimado, frustrado, terá que estudar do mesmo jeito! Se não estudar, você quebrará o ritmo dos 21 dia e terá de começar tudo de novo. Conforme os dias forem passando, cada vez mais isso deixará de ser uma obrigação e se tornará um hábito, até que após os 21 dias você estará fazendo sua atividade sem pensar, pois já criou o hábito.

A seguir eu lhe ensinarei em sete simples etapas como criar o hábito de estudar inglês em 21 dias.

Passo a passo: como criar o hábito de estudar inglês em 21 dias

 

  1. Defina o que você quer fazer, que no nosso caso é estudar inglês. Digamos mais especificamente que você queira estudar uma hora de inglês todos os dias.
  2. Faça uma promessa para você mesmo: que você vai fazer isso durante 21 dias não importa o que aconteça!
  3. Arrume um modo, algo que possa mantê-lo informado do hábito. Programe seu celular para avisá-lo, fale para sua mãe lembrá-lo, etc. O importante é que, caso você não se lembre, alguém se lembre por você e o avise de que você tem que estudar inglês.
  4. Não desanime! Lembre-se que os primeiros 21 dias são difíceis, mas depois você vai colher os frutos! Não pense nem no antes nem no depois. Nem mesmo pense, faça!
  5. Use um calendário ou algo em que você possa marcar seu progresso e deixe-o em um lugar bem visível, de modo que todo dia você dê de cara com ele. Você precisa ver seu sucesso e sua progressão, isso vai estimulá-lo.
  6. Se possível, arrume alguém que tenha o mesmo objetivo que você! Você vai ver que fazer isso junto com alguém é bem mais fácil, pois um estimula o outro.
  7. Não importa o que acontecer, siga em frente!

Por fim, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Começa hoje mesmo o seu plano para criar o hábito de estudar inglês! Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou comentário, basta deixar um comentário abaixo que eu terei o maior prazer em ajudá-lo!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara