Mesmo com todos os artigos e lições disponibilizados em nosso site, muitos estudantes ainda ficam meio perdidos na hora de estudar inglês por conta própria e acabam voltando aos métodos tradicionais (principalmente salas de aula). Pensando em uma maneira de esclarecer e exemplificar a filosofia do nosso site de que qualquer pessoa é capaz de aprender um idioma estrangeiro por conta própria, eu resolvi criar uma nova série de artigos intitulada “Desafio dos idiomas”.

O Desafio dos idiomas funcionará da seguinte maneira: a partir de hoje, eu tentarei aprender um idioma do zero, enquanto monitoro e relato todo o processo aqui no site. Com isso, você poderá acompanhar passo a passo como eu abordo o aprendizado de um novo idioma e quão rápido meus estudos avançam. Você acompanhará absolutamente tudo: coleta do material, organização dos estudos, uso de programas de computador, áudio, etc. O desafio não será nada fácil e essa é uma série de artigos que pode se estender por alguns meses, porém creio que ela ajudará tanto a vocês leitores, que terão mais um recurso para aprender a aprender idiomas, quanto eu mesmo, que voltarei a aprender um idioma do zero, coisa que não faço há muito anos.

E o idioma escolhido é…

Minha ideia inicial era aprender alemão, principalmente porque é um idioma sobre o qual tenho praticamente zero de conhecimento, bem como é de certa forma difícil de aprender. Porém eu tenho apenas curiosidade de aprender alemão, mas não posso dizer que gosto do idioma. Gostar do idioma é um fator muito importante na hora de aprendê-lo e, por isso, em vez de alemão, eu resolvi me aventurar com outro idioma, que gosto muito e faz tempo que quero aprender: o francês! Eu gosto muito da sonoridade do idioma e acho com certo tempo de estudos eu conseguiria falá-lo bem. Meus conhecimentos sobre o idioma são bem fracos. Conheço algumas frases e palavras, da mesma maneira que a grande maioria das pessoas conhece algumas frases e palavras em inglês. A questão agora é: qual a dificuldade de aprender francês?

Se você leu nosso artigo É difícil aprender inglês?, sabe que a dificuldade de aprender um idioma depende da proximidade do idioma da nossa língua nativa. Quão difícil então é aprender francês? Pensando um pouco, eu diria que francês está no mesmo nível de dificuldade do inglês, sendo em certos casos um pouco mais fácil e em outros um pouco mais difícil. Vamos dar uma olhada em alguns aspectos do idioma e suas respectivas dificuldades.

Vocabulário: creio que o vocabulário francês é de fácil aquisição, pois a língua deriva do latim, assim como o português, o que faz com que muitas palavras sejam parecidas com as palavras do português. Se compararmos com o inglês, por exemplo, eu diria que a vantagem do inglês é que por ser um idioma muito difundido, muitas vezes já conhecemos muitas palavras mesmo sem nunca ter as estudado. Eu diria que o nível de dificuldade para aprender vocabulário nos dois idiomas é médio, tendendo a ser um pouco mais fácil para o francês por causa da derivação do latim.

Pronúncia: eu creio que a pronuncia do francês, mesmo com todos os seus “biquinhos”, é mais fácil do que a do inglês. A língua usa sons nasais, que também são usados no português, assim temos mais facilidade com a pronúncia do que, por exemplo, um americano que está aprendendo inglês. Por esses fatores eu considero a pronúncia como fácil.

Gramática: a gramática do francês não é simples. De fato, ela é mais complicada do que a gramática do inglês. Porém, ela apresenta certas semelhanças com a gramática do português como a flexão dos adjetivos e as conjugações verbais, o que pode facilitar um pouco as coisas. Eu diria que a gramática do francês apresenta uma dificuldade média, talvez um pouco acima da dificuldade da gramática do inglês.

Ortografia: a ortografia, ou seja, como as palavras são escritas, é bem complicada no francês, com muitas irregularidades e diferentes maneiras de escrever um mesmo som. Eu creio que essa é a maior dificuldade do idioma, superando até mesmo a ortografia do inglês, que também é muito complicada.

Enfim, agora que escolhemos o idioma é hora de começar os estudos, porém isso ficará para o próximo artigo, no qual você acompanhará a escolha do material e meu planejamento inicial de estudos.

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara