Estudar as 100 palavras mais usadas em um idioma é uma técnica muito eficaz para formar uma boa base, que lhe permitirá ler e entender muitos textos básicos e até mesmo intermediários. Essa é uma técnica que eu não utilizei quando comecei a estudar idiomas, pois não a conhecia. Agora que estou retornando ao estudo de um novo idioma (francês), eu resolvi testar o método!

Encontrando a lista das 100 palavras mais usadas

O primeiro passo é, obviamente, encontrar a lista das 100 palavras mais usadas (no meu caso a lista das 100 palavras mais usadas em francês). Para isso bastam algumas pesquisas no Google como “100 palavras mais usadas em francês” ou “100 most common french words”. Ao procurar tais listas, é importante verificar a fonte dessas listas. As listas reais (de qualidade) normalmente são feitas a partir de estudos acadêmicos ou de certas instituições. A lista da 100 palavras mais usadas em francês que encontrei, por exemplo, é fruto de um estudo de dois pesquisadores chamados Deryle Lonsdale e Yvon Le Bras. Com a lista em mãos, é hora de procurar um ou mais bons dicionários, pois você precisará deles.

Definindo dicionários de apoio

O próximo passo é definir alguns dicionários que servirão de apoio para seus estudos. Esses dicionário precisam trazer exemplos de frases, pois não vamos decorar as palavras da lista isoladamente, mas sim em frases. No meu caso eu escolhi dois dicionários para o francês: o dicionário Michaelis Online de francês > português e um dicionário de francês > inglês que encontrei neste site. Ambos trazem definições e diversas frases de exemplo, que é o que mais me interessa.

Estudando através exemplos de frases

Em vez de simplesmente decorar as 100 palavras mais usadas em francês isoladamente, fora de contexto, meu método de estudo consistirá em aprender diversos exemplos de frases para cada palavra, de preferência frases que demonstrem os diversos sentidos possíveis de cada palavra, bem como algumas expressões. Como sempre, para decorar as frases eu usarei o Anki. Essa abordagem de estudos é mais lenta, demorada e trabalhosa do que simplesmente estudar as 100 palavras soltas e sem contexto, aprendendo um único significado geral para cada palavra, mas eu acredito que os resultados que terei valerão a pena.

Exemplo de estudo

Agora vamos dar uma olhada em como funciona na prática esse método de estudo. Na lista das 100 palavras mais usadas em francês, a segunda palavra é “de“, que significa “de”, “a partir” e, em certos casos, “algum, algumas”. Depois de uma busca no dicionário, eu selecionei as seguintes frases que usam a palavra “de“:

la maison de Jean a casa de Jean
les troncs des arbres os troncos das árvores
un kilo de pommes um quilo de maçãs
je viens de Londres Eu venho de Londres
un vase de cristal um vaso de cristal
du lait um pouco (algum) leite
du fromage um pouco (algum) queijo
voulez-vous des fraises? Você quer um pouco de morango?

Veja que em certas frases algumas variações da palavra “de” são usadas, como “du” ou “des“. O importante é que aprendendo essas frases eu não somente aprendo sentido da palavra “de“, mas também algumas variações da palavra e também muitas outras palavras novas. É importante, no entanto, que você lembre-se que seu objetivo principal é apenas aprender a usar a palavra “de“, assim escolha exemplos fáceis e descarte exemplos muito complicados. Normalmente os exemplos fáceis são aqueles curtos e com palavras fáceis ou que você já sabe. Depois de escolher as frases, todas elas vão direito para meu deck do Anki para serem memorizadas com o tempo. A partir daí basta continuar os estudos, palavra por palavra. Lembre-se de que como eu estudarei diversos exemplos para cada palavra, provavelmente levarei um bom tempo para chegar ao final da lista. Mas sem pressa! O importante é manter o ritmo de estudos, nem que seja uma palavra por dia!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara