Uma das coisas que mais me encanta no aprendizado de idiomas estrangeiros é que existem duas formas de estudo: o estudo passivo e o estudo ativo. Mais interessante ainda é que ambas essas formas de estudo são necessárias e complementares, ou seja, você precisa praticar as duas caso queira ter sucesso no aprendizado do idioma. Vamos então dar uma olhada em cada uma delas.

Estudo ativo

Estudo ativo é todo o tempo que você estuda deliberadamente, ou seja, quando você senta e dedica seu tempo exclusivamente aos estudos do idioma. Estudar em uma sala de aula, fazer exercícios em casa ou mesmo ler este artigo são exemplos de formas de estudo ativo. Ao estudar ativamente, quanto menos distrações você tiver, melhor. Se você está fazendo exercícios de inglês no computador, por exemplo, e a cada 5 minutos parar para olhar o Facebook, seu estudo não será efetivo. Se você ficar conversando com seu amigo sobre a festa do fim de semana no meio da aula de inglês, da mesma forma não aprenderá muito. O ideal é que durante seu tempo de estudo ativo, você esteja focado apenas nos estudos. Além de poucas distrações, suas seções de estudos ativos também precisam ser regulares e de curta duração. Em vez de fazer longas seções de estudo e depois ficar dias sem estudar, tente sempre estudar vários dias seguidos por pouco tempo. Uma hora por dia, todos os dias, a meu ver, é uma ótima forma de estudar ativamente. Claro que isso varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas têm mais tempo e conseguem estudar várias horas por dia durante vários dias, outras têm menos tempo e podem estudar apenas 15 minutos por dia, por exemplo. O ideal é que você consiga fazer seus estudos ativos seguindo as três orientações fornecidas: estudar com foco somente nos estudos, regularmente e em seções de curta duração.

Estudo passivo

Estudo passivo é todo o tempo que você passa em contato com o inglês, mas sem necessariamente estar estudando inglês. Quando você escuta músicas, assiste a filmes ou joga videogame em inglês, por exemplo, você está aos poucos absorvendo sons, palavras e estruturas gramaticais. Esse tipo de estudo é muito importante para que você se familiarize com o idioma e veja e utilize tudo o que aprende no seu estudo ativo em um contexto real. Diferente do estudo ativo, que deve ser feito em seções regulares e de curta duração, o estudo passivo não tem limitações, ou seja, quanto mais, melhor! É por isso que as pessoas aprendem inglês tão rápido ao viajar para os Estados Unidos, por exemplo, pois lá elas estudam inglês de forma passiva praticamente 24 horas por dia! O ideal é que você tente aos poucos introduzir o inglês no seu dia a dia, escutando músicas em inglês, assistindo filmes/seriados/programas de TV em inglês, jogando videogames em inglês, lendo em inglês, etc. No início isso pode ser um pouco complicado, mas conforme você aprende o idioma, esse processo fica cada vez mais fácil. A grande vantagem do inglês nesse caso é que o idioma conta com uma quantidade enorme de recursos: músicas, filmes, seriados, livros, jogos, e muito mais, o que facilita muito, pois você pode procurar materiais do seu interesse.

Estudo ativo + estudo passivo = sucesso!

Se você combinar seções de estudo ativo regulares, curtas e sem distrações com um constante estudo passivo através de músicas, filmes, seriados, videogames, livros, etc., seu inglês irá melhorar sem dúvida nenhuma. Talvez você se pergunte: é possível aprender inglês estudando somente de forma passiva ou somente de forma ativa? Sim, é possível, mas esse é um processo muito mais demorado e trabalhoso. 99% dos alunos que aprendem inglês aprendem combinando estudos passivos e ativos, estudando todos os dias de forma ativa e fazendo várias atividades em inglês quando não estão estudando. Assim, tente aplicar esses dois conceitos ao seu próprio método de estudo, que você com certeza notará resultados tanto a curto quanto longo prazo.

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara