Para comparar dois fatos em inglês precisamos usar palavras chamadas de “comparativos”. Por exemplo, como dizemos que fulano é mais alto que ciclano ou que beltrano é mais inteligente que ciclano? Em português, usamos a construção “mais isso/mais aquilo”, porém em inglês é um pouco diferente: não podemos dizer more tall (more = mais tall = alto) ou more intelligent (more = mais intelligent = inteligente), pois essas são construções erradas. O correto é usar as palavras taller (mais alto) e smarter (mais inteligente).

Quase sempre os comparativos são palavras que terminaram com –er. Vejamos alguns exemplos:

cheap = barato
cheaper = mais barato

slow = lento
slower = mais lento

new = novo
newer = mais novo

rich = rico
richer = mais rico

small = pequeno
smaller = menor

Todas essas palavras são comparativos. É muito importante conhecê-las e entendê-las para não usar construções “more small” ou “more rich”, que são erradas. E por falar em usar, vamos ver como usamos os comparativos para formar frases.

Usando os comparativos para formar frases

Normalmente ao usar um comparativo, ele estará acompanhado da palavra “than”, que significa “que” em sentido de comparação. Vamos aos exemplos:

This book is cheaper than that book.
Este livro é mais barato que aquele livro.
I am richer than you.
Eu sou mais rico que você.

My house is smaller than your house.
Minha casa é menor que a sua.

João is taller than Maria.
João é mais alto que Maria.

My car is slower than your car.
Meu carro é mais lento que o seu carro.

DICA: lembre-se que os comparativos normalmente são usados com a palavra “than” (que), mas não confunda “than” com “then”. THEN, com E, significa ENTÃO.

Abraços e até a próxima lição!