Antes de começarmos nosso Curso de Básico de Gramática, vale a pena parar e pensar sobre o que é gramática. Se formos até a Wikipedia, veremos que:

Gramática (do grego: γραμματική, transl. grammatiké, feminino substantivado de grammatikós) é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso “correto”. É ramo da Linguística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.

 

Simplificando, a gramática são as regras do idioma, que definem como as palavras se relacionam umas com as outras. Em português a frase “Eu vou de a escola” está gramaticalmente errada, pois aqui a palavra “de” não pode ser usada, o certo seria “Eu vou para a escola”. A gramática chama “de” e “para” de preposições. Interessante é notar que, sabendo ou não que “de” e “para” são palavras chamadas de preposição pela gramática, ainda assim falamos corretamente, não é mesmo? Isso acontece porque a língua não foi feita a partir da gramática, mas sim a gramática a partir da língua.

Antes de começarmos nosso curso, é importante saber que estudar um idioma e estudar gramática são coisas diferentes, mas que se relacionam. O estudo da gramática ajuda no estudo do idioma, mas temos que tomar cuidado para não acabarmos estudando somente a gramática e deixarmos a língua real de lado. Sempre leia a escute muito em inglês, usando a gramática como um complemento, que serve para polir as imperfeições que ficarem ao longo do caminho. Um professor me disse que costumava dar KISS em todos os alunos, mas isso não quer dizer que ele beijava todos os alunos! KISS, nesse caso, quer dizer Keep It Simple and Short, ou seja, mantenha tudo simples e curto. Isso vale principalmente para a gramática: quando mais simples, clara e direta, melhor.