O que é uma collocation?

Uma collocation é um par ou grupo de palavras frequentemente usado em conjunto. Essas combinações soam naturais para falantes nativos de inglês, porém nem sempre são usadas corretamente por estudantes. Por exemplo: em português, falamos “olhe pela janela” e não “observe pela janela”, assim poderíamos dizer que “olhar pela janela” é uma collocation da língua portuguesa. Um americano que estiver estudando português poderia ter problemas para entender por que falamos “olhe pela janela” e não “observe pela janela”, embora para nós “olhe pela janela” seja naturalmente correto. Logo, da mesma maneira que naturalmente sabemos quais combinações são certas e erradas em português, os falantes nativos de inglês sabem quais são naturalmente corretas em inglês.

Estudar essas combinações, que chamamos de collocations, é uma forma de aprender um inglês naturalmente correto sem necessidade de aprender regras e porquês. Veja alguns exemplos de collocations em inglês:

You must make an effort e study everyday. (não do an effort)
Você precisa se esforçar e estudar todos os dias.

Do you watch TV in the morning? (não look at TV ou see TV)
Você assiste TV de manhã?

This car has a very powerful engine. (não strong engine)
Este carro tem um motor muito forte.

É importante entender que algumas combinações de palavras podem até não estarem erradas e serão entendidas pelos falantes nativos de inglês, porém não são as mais frequentemente usadas. Por exemplo, você pode dizer I did a few mistakes (Eu cometi alguns erros), porém um falante nativo de inglês diria I made a few mistakes, que é a forma mais natural e frequentemente usada.

Como estudar collocations?

Antes de começar a estudar as collocations, eu recomendo muito que você leia as seguintes lições do nosso site:

O que é preciso para aprender a ler em inglês
SRS: lembre-se de tudo o que quiser
Captação de frases e estudos com o SRS
Como usar o Anki (SRS) passo a passo

As lições acima apresentam os conceitos básicos do estudo de vocabulário e ensinam a usar o ANKI, um programa de memorização altamente eficiente para quem estuda inglês. Como nem todos os métodos funcionam para todas as pessoas, você não é obrigado a usar o ANKI e seguir nossos métodos, embora eu acredite que eles sejam altamente eficientes. De fato, o correto é sempre usar seus métodos preferidos ou mesmo aqueles que são mais eficientes para o seu caso específico e sempre testar diversos métodos diferentes. De forma geral, estudar através de collocations é como estudar vocabulário, com a diferença que você estará aprendendo combinações de palavras em vez de palavras únicas. Como em qualquer estudo de vocabulário, alguns princípios são extremamente importantes e seus estudos serão sempre eficientes se você segui-los. Esses princípios são:

  • Você deve revisar regularmente o que aprendeu
  • Você deve sempre aprender as collocations dentro de frases ou mesmo textos e jamais isoladamente
  • Revisar e ler constantemente o que você aprendeu é muito mais eficiente do que fazer exercícios
  • Você deve ler bastante e sempre prestar atenção em combinações de palavras
  • Você deve tentar usar o que aprendeu caso tenha a oportunidade, porém sem forçar o uso (você não precisa criar uma conversa/texto exclusivamente para usar o que aprendeu)
  • Você deve sempre priorizar os métodos mais eficientes para o seu caso específico (nem todos os métodos funcionam para todas as pessoas)

Usando bons dicionários

Ao estudar collocations é sempre bom fazer uso de bons dicionários! Ao procurar uma palavra no dicionário, frequentemente você encontrará frases de exemplos que trazem a palavra usada em conjunto com outras palavras, normalmente formando collocations. Veja alguns exemplos do dicionário Michaelis Online:

strongly
strong.ly adv fortemente, solidamente, firmemente, vigorosamente, intensamente, energicamente. strongly opposed francamente contra. to be strongly in favour of… ser muito a favor de…

look
n 1 olhar, olhadela. have a look at it dê uma olhada nisto. 2 expressão, aspecto. I do not like the look of it isto não me agrada. to look forward to aguardar com interesse. to look in the face enfrentar resolutamente. to look into inspecionar minuciosamente.

Nos exemplos acima, as frases em negrito trazem exemplos de collocations como strongly opposed, have a look, look into, etc. Muitos estudantes perguntarão “Mas como saber o que é e o que não é uma collocation?”. A resposta é simplesmente “Você não precisa saber!”. Diferenciar collocations de outras combinações de palavras como expressões idiomáticas ou compounds é trabalho de professores de inglês e não de alunos e, para propósitos de aprendizagem, o importante é aprender as combinações, independente se elas são categorizadas como collocations, expressões, compounds, etc. Assim, se você encontrou uma combinação, preocupe-se em aprendê-la e não em saber exatamente se ela é uma collocation, expressão, compound, etc.

Nossas lições sobre collocations

Nossas lições sobre collocations serão bem simples. Em cada lição apresentaremos uma ou mais palavras e uma série de collocations com essas palavras. Todas as collocations terão frases de exemplo com traduções, que você pode usar no seu ANKI ou de qualquer outro modo. Assim, sem mais demandas, vamos à nossa primeira lição!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA PRIMEIRA LIÇÃO SOBRE COLLOCATIONS!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara