Hoje falaremos mais um pouco sobre a importância de desenvolver suas habilidades passivas, ou seja, aprender a ler e entender o inglês. Já falamos disso em nossas lições anteriores sobre estudos passivos e ativos e criação de um ambiente de imersão, porém hoje vamos expor mais alguns motivos pelos quais é tão importante desenvolver essas habilidades.

A importância de uma base forte

O primeiro motivo para você focar seus estudos em aprender a ler e entender o inglês é que dominando a leitura e a compreensão oral você desenvolverá uma base muito forte. Todo seu inglês, incluindo sua capacidade de falar e escrever, virá dessa base. Digamos, por exemplo, que dois alunos de inglês viajem para os Estados Unidos. Um deles tem conhecimentos médios tanto de compreensão quanto de fala, enquanto o outro fala pouco, mas entende muito bem. Qual dos dois você acha que se dará melhor nos Estados Unidos? A resposta é com certeza o aluno que entende mais e fala menos, pois entender o que os outros falam é a base da comunicação e evitará que o aluno fique “perdido” em certas situações. Mesmo que o outro aluno saiba falar um pouco melhor, ele constantemente ficará “perdido”, pois não entenderá o que outros estão dizendo. Além disso, alunos que entendem muito e são capazes de ler, quando colocados em situações nas quais precisam falar inglês, vão desenvolver o inglês muito mais rapidamente do que alunos com níveis intermediários de fala e compreensão.

Sem pressão ou nervosismo

Quem nunca passou por aquela situação em aulas de inglês onde você é forçado a falar na frente de todos os outros alunos e do professor? Esse tipo de situação não somente deixa a grande maioria das pessoas nervosas, mas também não contribui em nada para o aprendizado. Ao focar seus estudos em aprender a ler e entender o inglês, você pode simplesmente ignorar esse tipo de situação e começar a falar somente quando se sentir confiante.

Você realmente precisa falar inglês?

Para a maioria dos alunos, são raros os casos em que eles realmente precisam falar inglês. Embora muito se fale sobre a importância do inglês para o mercado de trabalho, a grande maioria dos cargos não exige que se fale inglês, mas sim que você seja capaz de ler e entender. Mesmo na vida pessoal, raramente falaremos inglês, a não ser que moremos nos Estados Unidos, Inglaterra, etc. Se você mora no Brasil e não precisa falar inglês no trabalho, será que você realmente precisa saber falar inglês? Provavelmente não, o que faz com que ler e entender o inglês sejam habilidades muito mais úteis e importantes.

Nem tão passivas assim…

Embora chamemos ler e entender de habilidades passivas, elas na realidade não são tão passivas assim. Pense bem, assumindo que você não falará e escreverá em inglês regularmente, as habilidades que você usará no seu dia a dia são justamente a leitura e a compreensão! Eu mesmo raramente falo ou escrevo em inglês. Entre tudo que eu faço diariamente em inglês (e são muitas coisas), 95% consiste de leitura/compreensão, o que é válido para a grande maioria das pessoas! Ler e entender são atividades passivas, mas que serão constantemente utilizadas de forma ativa no seu dia a dia. São justamente a leitura e a compreensão oral que permitirão que você tenha acesso a uma infinidade de recursos em inglês como livros, revistas, jornais, seriados, filmes, músicas, etc.

Os tópicos acima são apenas alguns motivos e explicações sobre por que aprender a ler e entender é tão importante. Esqueça um pouco a ideia de falar inglês e foque em construir sua base de leitura e compreensão. Se você desenvolver essas habilidades, o resto virá naturalmente e quando menos esperar você irá “se tocar” que já sabe falar inglês, mesmo sem quase nunca ter praticado!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara