Antes de começar seus estudos de compreensão oral, você deverá montar uma coleção de textos curtos com áudios em inglês. Clique aqui para ver um exemplo de texto curto com áudio. Esses textos serão a base de seus estudos, sendo que o processo de procura, coleta e organização desse material também é muito importante, pois ajudará no desenvolvimento da sua autonomia. Esses textos podem também vir acompanhados de traduções e/ou explicações gramaticais, o que facilitará os seus estudos, embora isso não seja extremamente necessário.

A seguir listaremos alguns site e locais onde você pode encontrar textos com áudios em inglês.

ESL/EFL Conversations: esse site é uma mina de outro! São centenas de diálogos em inglês, todos com áudio. Você pode montar sua coleção praticamente usando somente esse site (por isso ele é o primeiro que recomendo).

Lingq.com: o Lingq.com é um site muito interessante voltado para o aprendizado de idiomas estrangeiros. Embora o site tenha vários recursos pagos, ele conta com uma biblioteca gratuita com milhares de textos em inglês, todos com áudio. Para acessar a biblioteca, você precisa se cadastrar (gratuitamente) no site.

Livros didáticos e materiais de cursos tradicionais de inglês: se você estudou ou estuda inglês em cursos de inglês, provavelmente tem os materiais fornecidos por esses cursos. Normalmente esses materiais consistem em livros com textos e exercícios, normalmente acompanhados com CDs de áudio. É exatamente nesses CDs que você encontrará o que procura: os áudios dos textos do livro! Antes de começar seus estudos, você pode fazer uma análise do livro e do CD de áudio, marcando em que página estão os textos dos áudios do CD. Por menor que forem esses áudios, tente compilar todos que encontrar de forma organizada. Caso os áudios sejam de exercícios ou frases soltas, você pode reunir essas frases ou exercícios e considerá-los como textos, mesmo que eles não façam sentido uns em relação aos outros. Em um único livro didático de um curso tradicional de inglês, você provavelmente encontrará uma quantidade muito alta de textos com áudio, e como a maioria dos cursos usa mais de um livro, a quantidade final de textos pode ser realmente enorme! Se você não tem nenhum livro didático de inglês, tente conseguir um emprestado com um amigo/colega e copie os CDs e os textos.

Métodos de estudo de inglês: existem muitos métodos de estudos de inglês que consistem em livros didáticos e CDs para você estudar por conta própria. Esses métodos eram mais famosos antigamente, época em que vinham acompanhados de fitas cassetes, quando o número de cursos  presenciais de inglês era bem menor. O mais interessante desses métodos é que em sua grande maioria eles são muito eficientes se seguidos corretamente, porém a necessidade de usá-los por conta própria, ou seja, sem a ajuda de um professor, junto com todo o marketing que existe em cima dos cursos presenciais de inglês, acabou fazendo com a grande maioria dos estudantes de idiomas não os conheça. Alguns desses métodos incluem: Colloquial, Linguaphone, Teach Yourself, Rosetta Stone, Michel Thomas, Pimsleur, Assimil, etc. Você pode procurar esses métodos para comprá-los ou consultar bibliotecas, principalmente bibliotecas de cursos tradicionais de inglês, para ver se eles têm algum disponível para alugar. Como esses métodos são feitos para você estudar de forma autônoma, eles normalmente trazem mais textos com áudio do que os livros tradicionais de cursos de inglês, que costumam ter exercícios em excesso.

Internet: a Internet em geral é um ótimo local para você conseguir textos com áudio. Além dos dois sites que citamos (ESL/EFL Conversations e Lingq.com), existem muitos outros sites para estudar inglês, nos quais você pode conseguir textos com áudio. Basta fazer buscas no Google por “textos com áudio em inglês” ou semelhantes.

Depois de montar sua coleção de textos com áudio, é hora de estudá-los corretamente, o que você aprenderá na próxima lição!

IR PARA PRÓXIMA LIÇÃO: “Como aprender a entender o inglês falado: estudando e treinando seus ouvidos”