Nas duas últimas lições você aprendeu sobre a importância da aquisição de vocabulário e sobre SRSs, que são sistemas de estudo que permitem que você memorize qualquer informação. Hoje nós vamos combinar essas duas lições para aprender qual a forma mais efetiva de aprender vocabulário usando um SRS.

O poder do contexto

A forma mais efetiva de aprender novas palavras não é aprendê-las soltas, sem contexto, mas sim aprender sentenças (frases) em inglês. Ao aprender uma frase em inglês você aprende muitas coisas ao mesmo tempo de forma natural e eficiente. Por exemplo:

The book is on the table.

Você conseguiria me dizer tudo o que aprende ao aprender a conhecida frase acima? Vejamos, você aprende as palavras the (o/a), book (livro), is (está), on (sobre/em cima) e table (mesa), aprende também o verbo to be na terceira pessoa do singular (is), assim como a pronúncia de todas as palavras, caso tenha o áudio da frase disponível.

Ou seja, ao aprender uma única frase em inglês, você aprende diversas diversas palavras e conceitos gramaticais, tudo ao mesmo tempo, e mais importante ainda, você aprende a usar essas informações. Se você aprender a palavra bookshelf (estante para livros), por exemplo, você facilmente saberá dizer The book is on the bookshelf. Se aprender a palavra pencil (lápis), facilmente saberá dizer The pencil is on the table. Em todas essas frases você estará usando tanto a gramática quanto o vocabulário corretamente, porém sem ter explicitamente estudado nenhuma regra de gramática.

E quanto mais frases em inglês você aprender, maior será seu vocabulário, melhor será sua gramática e maior será o número de associações entre essas frases que seu cérebro será capaz de fazer, fazendo com que você entenda e produza cada vez mais frases! O efeito é como uma bola de neve: quando você sabe poucas frases em inglês, os resultados ainda são fracos, mas quanto mais frases aprender, mais forte ficará seu inglês!

Captação de frases

Agora que você já sabe que deve aprender frases e não palavras soltas em inglês, seu trabalho é coletar essas frases, um processo que eu chamo de captação de frases. Você pode obter frases em inglês de qualquer lugar: sites, livros didáticos, dicionários, revistas, jogos de videogame, músicas, etc., desde que essas frases venham de uma fonte confiável (um material feio por profissionais, falantes nativos, etc.).

O ideal é que essas frases contenham apenas uma palavra ou expressão que você não saiba, de modo que ao estudá-las você 1) aprenda uma palavra ou expressão nova e 2) revise palavras e estruturas gramaticais que já sabe. Veja dois exemplos:

The book is on the bookshelf.
O livro está na estante.

A frase acima seria um bom exemplo caso você não saiba somente a palavra bookshelf (estante para livros). Veja outra frase, um pouco mais avançada.

 That idea hasn’t worked, so we’re back to square one.
A ideia não funcionou, estão estamos de volta à etapa zero.

Digamos que você entenda toda a frase acima, com exceção da expressão back to square one (de volta à etapa zero). Essa seria outra frase muita boa, pois a expressão no final é a única coisa que você não sabe.

A ideia é estudar usando frases que forcem você a aprender alguma coisa, mas que não são muito difíceis, pois isso torna o estudo cansativo. Agora vamos ver como você deve estudar essas frases usando um SRS.

Usando o SRS para memorizar suas frases

O grande segredo para usar o SRS de forma eficiente é criar cards não com palavras, mas sim com frases! Usando o método de captação de frases descrito acima, você deverá inserir essas frases no seu SRS usando o seguinte formato:

Pergunta (ou frente): a frase
Resposta (ou verso): uma explicação/descrição da informação/palavra que você não sabe e uma tradução da frase (opcional)

Por exemplo:

Pergunta: The book is on the bookshelf.
Resposta: bookshelf = estante para livros (O livro está na estante.)

Pergunta: That idea hasn’t worked, so we’re back to square one.
Resposta: back to square one = de volta à etapa zero (A ideia não funcionou, estão estamos de volta à etapa zero.)

Ao inserir frases nesse formato no seu SRS e revisá-las diariamente você:

  • Aprenderá diversas palavras novas e não as esquecerá
  • Revisará diversas palavras que já sabe e não as esquecerá
  • Aprenderá naturalmente (sem regras) diversas estruturas gramaticais e não as esquecerá
  • Revisará naturalmente (sem regras) diversas estruturas gramaticais que você já sabe e não as esquecerá

A ideia, como já dito, é usar frases que forcem você a aprender alguma coisa, mas que não são muito difíceis. Se você inserir frases com 3-4 ou mais palavras que não sabe, terá muita dificuldade para lembrá-las e os estudos (as revisões) ficarão cansativos. Quando a frase contém somente uma palavra que você não sabe, você lê a frase (e nisso você está revisando as palavras/estruturas gramaticais que já sabe), lembra (ou não) da resposta, aperta o botão correspondente no SRS e passa para a próxima frase, tudo em questão de segundos.

Conforme você vai inserindo mais cards no seu deck, maior é o número de palavras e estruturas gramaticais que você irá memorizar e, devido à dinâmica do programa, mesmo que você tenha centenas ou melhores milhares de cards, o número de revisões será bem baixo, permitindo que você conclua suas sessões de revisão em 15-30 minutos ou menos.

Caso você ainda esteja meio confuso sobre como o estudo com um SRS funciona, na próxima lição faremos um passo a passo sobre como usar o Anki, um dos melhores SRSs! Até lá!

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PRÓXIMA LIÇÃO <<<