Agora que você já montou sua coleção de textos com áudio em inglês, é hora de começar a estudar e treinar seus ouvidos! O melhor método para desenvolver sua compreensão oral é estudar de forma progressiva e gradual. Você deve começar estudando um único texto e “treinar” seus ouvidos com esse texto até dominar completamente o texto e o áudio. Dominar completamente significa que você entende tranquilamente tanto o áudio quanto o texto. Somente depois de dominar o texto e o áudio, você poderá passar para o segundo texto. Depois de dominar o segundo texto, você passará para o terceiro, e assim por diante. A seguir mostraremos como estudar e treinar cada texto, é muito importante que você realize as etapas abaixo para cada um dos seus textos, sem pressa para terminar cada etapa.

Etapa #1: estudar o texto

A primeira etapa é estudar o texto. Estudar o texto significa basicamente lê-lo e entendê-lo. Quanto mais ajuda você tiver para fazer isso melhor: traduções, listas das palavras e seus significados, explicações gramaticais, dicionários, etc. O importante nessa etapa é que você sente, estude e no final entenda o texto escrito. Isso pode levar certo tempo, mas é extremamente necessário, pois o processo de “desvendar” o texto não somente desenvolverá seu inglês, mas também treinará sua autonomia, um fator de altíssima importância nos estudos. É por isso também que seus textos devem ser curtos. Textos longos exigirão que você fique muito tempo estudando palavras e estruturas gramaticais, o que acabará deixando você cansado e sem vontade de continuar. Assim, use sempre textos curtos, para que você possa estudá-los rapidamente.

Veja um exemplo de texto curto, extraído do site http://www.eslfast.com/robot/topics/smalltalk/smalltalk01.htm. O áudio desse texto, que você encontra no site, tem apenas 22 segundos de duração, o que é ideal para estudantes iniciantes.

A: Hi, how are you doing?
B: I’m fine. How about yourself?
A: I’m pretty good. Thanks for asking.
B: No problem. So how have you been?
A: I’ve been great. What about you?
B: I’ve been good. I’m in school right now.
A: What school do you go to?
B: I go to PCC.
A: Do you like it there?
B: It’s okay. It’s a really big campus.
A: Good luck with school.
B: Thank you very much.

O texto acima é apenas um exemplo, mas a ideia é estudá-lo até o ponto em que você entenda tudo que está escrito (todas as palavras, estruturas gramaticais, etc.). Quando isso acontecer, você poderá passar para a segunda etapa.

Etapa #2: escutar o áudio e ler o texto ao mesmo tempo

Depois de estudar o texto, é hora de escutar o áudio e ler o texto ao mesmo tempo. Fazendo isso você poderá ver como a língua funciona na prática, como as palavras são pronunciadas, qual é a entonação, o ritmo, etc. É nessa etapa que você começará a treinar o seu ouvido, relacionando o texto e o áudio. Leia o texto enquanto escuta o áudio diversas vezes. Isso é importante para que você associe o som e a escrita das palavras. Sempre que você escutar uma palavra e visualizá-la escrita, seu cérebro aos poucos irá associando as duas formas. Nas primeiras vezes talvez você não entenda muito onde começa uma palavra e termina outra, tudo vai parecer um emaranhado de sons estranhos. Porém, aos poucos, seu ouvido irá se acostumando e com ajuda do texto o áudio começará a fazer sentido. É muito importante entender que essa etapa é um treinamento e deve ser realizada MUITAS vezes. Três, quatro ou cinco vezes são serão suficiente, você provavelmente precisará escutar e ler o textos dezenas de vezes para se sentir confortável. Quando você achar que já é capaz de entender o áudio sem ajuda do texto, passe para a terceira etapa.

Etapa #3: somente áudio

Por fim, depois de escutar e ler o texto ao mesmo tempo diversas vezes, você deverá começar a escutar somente o áudio, sem o auxílio do texto. Essa é a principal etapa do seu “treinamento”. Você deverá escutar o áudio dezenas (se possível centenas) de vezes, até o ponto em que memorize o texto (o sinal disso é que você começa a se lembrar da voz dos narradores dentro da sua cabeça quando não está escutando o texto). Quando você já estiver entendo 100% do texto facilmente (usando apenas o áudio), poderá então passar para outro texto e repetir as três etapas (estudar o texto, escutar e ler ao mesmo tempo e somente escutar). Outro fator importante, é que mesmo depois de ir para outro texto, você deverá continuar escutando sempre que possível seus textos antigos. Isso é importante, pois mesmo ao escutar um texto que você já entende, você ainda assim estará aprendendo. De fato, muitas vezes aprendemos mais ao escutar algo que entendemos do que ao escutar algo que ainda não entendemos muito bem. Assim, enquanto você estuda textos novos, de vez em quando volte e escute os textos antigos algumas vezes.

Resumo das 3 etapas

  • Etapa #1: estudar o texto usando dicionários, explicações gramaticais, traduções, etc., até entendê-lo completamente.
  • Etapa #2: ler o texto e escutar o áudio ao mesmo tempo várias vezes.
  • Etapa #3: escutar somente o áudio, sem o texto, dezenas (ou centenas) de vezes, até praticamente memorizá-lo.

Agora basta seguir em frente, avançando de um texto para o outro. Com o tempo, você poderá começar a usar textos mais longos e difíceis, e aos poucos sua compreensão oral irá melhorar. Na próxima lição falaremos um pouco sobre paciência e disciplina, dois fatores muito importantes nos estudos de compreensão oral.

IR PARA PRÓXIMA LIÇÃO: “Como aprender a entender o inglês falado: paciência e disciplina”