Se você vem acompanhando nossas lições sobre como aprender a entender o inglês falado, provavelmente já montou uma coleção de textos com áudio em inglês e está estudando e treinando esses textos. A partir de agora, é muito importante que você tenha paciência e disciplina nos estudos, pois o aprendizado de um idioma estrangeiro, embora possa ser feito de maneira simples, é muito demorado.

Disciplina

Disciplina é um dos fatores essenciais para você aprender um idioma estrangeiro. No caso do aprendizado da compreensão oral, ou seja, aprender a entender o inglês falado, você precisa ter a disciplina de estudar e escutar seus textos em inglês várias vezes todos os dias. Para facilitar esse processo, o ideal é que depois de estudar o texto, na fase em que você somente lê e escuta, você imprima o texto e coloque o áudio em algum dispositivo portátil (celular, mp3 player, etc.), para que possa ler e escutar o texto onde quer que esteja. Se você tem que dirigir para o trabalho por exemplo, essa é uma boa hora para escutar seu áudio. O mesmo se você tem que pegar ônibus ou ir a pé para algum lugar. Outros bons momentos para escutar seus áudios: cozinhando, correndo, no banheiro, na academia, etc. A ideia é usar seu “tempo livre” para escutar ou mesmo ler os textos algumas vezes, e fazer disso um hábito (leia nosso texto sobre como criar um hábito em 21 dias).

Paciência

Outro fator de alta importância ao estudar idiomas estrangeiros é ter paciência. Aprender um idioma estrangeiro leva tempo e a nossa percepção de que estamos aprendendo nem sempre é precisa ou clara. Normalmente, ao aprender um idioma estrangeiro, passamos vários meses estudando, meio sem perceber se estamos ou não aprendendo, e um dia, meio que “do nada”, percebemos que melhoramos. Assim, ao usar nossa metodologia para aprender a entender o inglês falado, é muito importante que você tenha paciência e confiança de que a cada dia que escuta e lê seus textos, seu inglês está melhorando, mesmo que você não perceba. Se você seguir nossos métodos, provavelmente após alguns meses, ao escutar algo ou alguém falando em inglês, você perceberá que seu nível de compreensão oral melhorou muito!

E falando em compreensão oral, na próxima lição falaremos sobre os diferentes níveis de compreensão oral, desde os níveis iniciantes até os mais avançados!

IR PARA PRÓXIMA LIÇÃO: “Os diferentes níveis de compreensão oral”