Depois de certo tempo estudando e escutando muitos textos e áudios em inglês, em certo momento você se perguntará: Ok, eu já tenho entendo textos básicos em inglês facilmente, agora como eu faço para sair do nível básico e ir para o intermediário? O segredo para passar de um nível básico de compreensão oral para um nível intermediário é simples: consumir conteúdos autênticos em inglês. Mas o que são conteúdos autênticos? Conteúdos autênticos são conteúdos em inglês que não foram feitos para se estudar inglês: programas de TV, podcasts, seriados, filmes, etc.

Se você seguiu nosso método de aprendizado de compreensão oral, provavelmente já escutou centenas de textos curtos em inglês e já os entende facilmente. Agora chegou a hora de deixar esse método de estudo para trás e começar a assistir TV, seriados, filmes, vídeos no YouTube, escutar podcasts, etc., tudo em inglês. No começo, você provavelmente terá dificuldades com palavras complicadas, sotaques ou mesmo com a “barulheira” de alguns filmes. Não se preocupe com isso, o importante é consumir a maior quantidade possível de conteúdos autênticos em inglês (leia nosso texto sobre o que é e como criar um ambiente de imersão). Procure também conteúdos que você entenda com mais facilidade. Seriados costumam ser mais fáceis do que filmes, pois apresentam uma conversão mais casual e próxima do nosso dia a dia. Podcasts também são uma ótima opção, pois geralmente os participantes falam diretamente para quem está ouvindo. Outra opção muito interessante são vídeos do YouTube. Existem diversos canais no YouTube sobre os mais diversos assuntos. Ache um canal sobre um assunto que você gosta e assista o máximo possível de vídeos!

É importante também procurar assuntos do seu interesse. Se você gosta de xadrez, procure vídeos sobre xadrez. Se gosta de maquiagem, procure vídeos sobre maquiagem. Assuntos do seu interesse farão com que você foque mais no conteúdo do que no aprendizado do inglês, o que é muito importante! Ao escutar constantemente áudios que falam sobre o mesmo assunto, você aos poucos aprenderá o vocabulário específico desse assunto e terá cada vez mais facilidade para entender o que está sendo dito. O mesmo vale para quando você escuta frequentemente a mesma pessoa: se você todo dia assistente vídeos de uma mesma pessoa, aos pouco se acostumará com o modo de falar dessa pessoa e cada vez será mais fácil entender o que ela fala.

Ao poucos você deverá ir montando uma coleção de conteúdos em inglês, os quais consumirá regularmente. Por exemplo, você pode semanalmente acompanhar 2 seriados, 2 canais no YouTube e 2 podcasts. Veja que se todos esses forem conteúdos do seu interesse, isso deixará de ser um momento de “estudo de inglês” e passará a ser um momento de lazer, que é justamente a forma mais efetiva de se aprender!