Há muitos anos, quando eu ainda era um iniciante nos estudos da língua inglesa, eu comprei um iPod e, através da iTunes Store, a loja da Apple (a empresa que fabrica os iPods), descobri os Podcasts, que até hoje me ajudam a aprender inglês. Hoje vamos falar um pouco sobre o que são e como você pode usar os Podcasts para aprender inglês, principalmente para desenvolver sua compreensão oral!

O que são Podcasts?

Podcasts são uma espécie de “programa de rádio virtual”. A diferença entre um podcast e um programa de rádio tradicional é que o programa de rádio precisa de toda uma estrutura (uma rádio onde o programa será gravado, radialistas, equipamentos profissionais, etc.) e é transmitido quase sempre ao vivo, enquanto que um Podcast pode ser gravado por qualquer pessoa que tenha um microfone e um computador e normalmente não é transmitido ao vivo, mas sim gravado e depois distribuído via Internet. A facilidade de qualquer pessoa poder gravar um podcast fez com que uma quantidade enorme de podcasts surgisse nos últimos anos, abrangendo os mais diversos assuntos: notícias, esportes, games, culinária, idiomas, etc.

Onde conseguir podcasts?

O melhor lugar para conseguir podcasts é na iTunes Store, usando o programa iTunes da Apple. Se você tem um aparelho do Apple, como iPhone, iPod ou iPad, provavelmente já tem o iTunes instalado no seu computador. Se você não tem o iTunes, basta fazer o download no programa em http://www.apple.com/br/itunes/. Usando o iTunes você pode acessar a iTunes Store, que é a loja da Apple, e baixar os podcasts, que para nossa alegria são todos gratuitos! O melhor de usar o iTunes é que você pode não somente baixar os podcasts, mas também assiná-los, para que o programa faça automaticamente o download dos novos episódios sempre que eles forem lançados.

Aprendendo inglês com podcasts

Podcasts são uma ótima forma de aprender inglês por diversos motivos. Veja alguns deles:

  1. Nos podcasts, os locutores falam diretamente para o ouvinte, fazendo com que o entendimento seja de certa forma fácil.
  2. Como existem podcasts sobre os mais diversos assuntos, você pode escutar programas sobre assuntos do seu interesse, ou seja, aprendendo inglês e escutando algo de que gosta ao mesmo tempo.
  3. Você pode escutar o mesmo podcast diversas vezes, cada vez aumentando mais seu nível de compreensão oral.
  4. Como os podcasts são distribuídos em arquivos de áudio, você pode copiar esses arquivos para seu iPod, iPhone, celular, etc., e escutá-los enquanto faz atividades como caminhar, correr, lavar a louça, dirigir, academia, etc.
  5. Os podcasts, quando feitos em inglês, são feitos para falantes nativos de inglês, ou seja, os locutores usam um inglês real, sem falar de forma lenta ou simples, o que é ideal para seu aprendizado.
  6. Se você escutar os mesmos podcasts regularmente, você acabará se acostumando com o modo que os locutores/apresentadores desses podcasts em questão falam, o que ajuda muito o seu aprendizado.
  7. Além de podcasts regulares, existem podcasts dedicados especialmente para o aprendizado de idiomas (listaremos alguns a seguir).

Alguns podcasts que recomendo

A seguir eu listarei alguns podcasts que escuto, apenas para você conhecer alguns podcasts sem ter que fazer buscas. Veja que esses são podcasts do meu interesse pessoal, assim eu recomendo que você use-os somente se gostar dos assuntos abordados e procure outros podcasts sobre assuntos do seu interesse. Eu forneci links para as páginas desses podcasts, porém você pode encontrar todos eles através do iTunes (basta acessar a iTunes Store e fazer uma busca pelo nome do podcast).

English as a Second Language Podcast

O ESL Pod é um podcast dedicado a todos aqueles que querem aprender inglês. O podcast já conta com mais de 800 lições e além das lições, que são grátis, oferece um opção de assinatura (paga), em que você recebe transcrições, listas de palavras, explicações e exercícios sobre as lições! Não deixe de conferir!

Leo Laporte – The Tech Guy

Leo Laporte – The Tech Guy é na realidade um programa de rádio transmitido duas vezes por semana para todo os Estados Unidos, mas que também pode ser escutado através do podcast do programa. Leo Laporte – The Tech Guy é provavelmente o maior programa/podcast sobre tecnologia da Internet, cobrindo tudo sobre computadores, iPods, celulares, câmeras, games, etc. Se você curte tecnologia, não há porque não escutar!

The Instance

The Instance é um podcast para amantes do jogo online World of Warcraft. The Instance é provavelmente o mais conhecido podcast sobre World of Warcraft e o mais incrível é que o podcast é tão legal, que muita gente escuta o programa sem mesmo jogar World of Warcraft!

The Smart Passive Income Podcast

Um podcast sobre Internet Marketing, que é a arte de fazer negócios e ganhar dinheiro na Internet. O podcast trás muitas ideias sobre como otimizar seu tempo e oferecer os melhores serviços, e é uma das grandes inspirações do nosso site!

Conclusões finais

Se você leva seus estudos de inglês a sério e já se encontra em um nível intermediário de compreensão oral, não deixe de adicionar os podcasts ao seu repertório! Com podcasts e um dispositivo portátil (celular, mp3, iPod, etc.), você pode “levar o inglês” para onde quer que for e estar aprendendo o tempo todo!

Abraços e bons estudos!

Mairo Vergara