Na lição passada você aprendeu a usar os podcasts para aprender inglês. Hoje vamos falar de outro recurso muito interessante para seus estudos: o site Youtube.

Quando falamos em usar o Youtube para aprender inglês, a maioria das pessoas provavelmente pensa em videoaulas, ou seja, vídeos que ensinam inglês como se fossem aulas. Na realidade, esses tipos de vídeos são úteis apenas para esclarecer pequenas dúvidas, mas não para realmente aprender inglês. Para aprender inglês, você precisa assistir a vídeos com conteúdos autênticos em inglês, ou seja, vídeos feitos para falantes nativos de inglês. Porém, em vez de ficar procurando os vídeos meio “sem rumo”, existe uma maneira mais fácil de organizar os seus “estudos via Youtube”.

Assinando canais no Youtube

Muita gente usa o Youtube regularmente sem entender muito bem como funcionam os canais do site. Todos os vídeos do Youtube são publicados através de canais, sendo que existem desde canais simples de pessoas que publicaram apenas um ou dois vídeos (ou mesmo nenhum vídeo) até canais de empresas e grandes negócios com milhares de vídeos. O mais interessantes desses canais é que você pode assiná-los, fazendo com que os novos vídeos, sempre que lançados, apareçam na sua página inicial do Youtube. Para assinar um canal do Youtube você precisa de uma conta no Youtube, que na realidade é uma conta do Google. Se você já tem uma conta do Google (uma conta do Gmail ou Google Plus, por exemplo), poderá usar essa mesma conta no Youtube. Se não tem, basta criar um nova no próprio Youtube. Ao criar uma conta no Youtube, você automaticamente criará um canal (porém não é preciso enviar vídeos para o seu canal) e obterá a possibilidade de assinar outros canais, enviar mensagens para os donos de outros canais, entre outras opções. Como dito, o mais importante aqui é a possibilidade de você assinar outros canais. Sempre que você ver um vídeo que gosta, vai notar que acima do vídeo existe uma opção chamada “Inscrever-se” (“Subscribe” em inglês), que só aparece quando você tem uma conta no Youtube. Basta clicar nessa opção para assinar o canal que publicou o vídeo, que depois disso os novos vídeos desse canal aparecerão na sua página inicial do Youtube sempre que forem publicados.

Usando os canais do Youtube para aprender inglês

A grande sacada para aprender inglês usando o Youtube é assinar diversos canais em inglês sobre assuntos do seu interesse. Digamos que você goste de viajar. Procure por vídeos de pessoa que viajam pelo mundo e veja se encontra algum que gosta. Veja então se a pessoa que publicou esse vídeo publica outros vídeos regularmente no canal dela. O ideal é procurar canais sobre assuntos do seu interesse e que sejam ativos, ou seja, que publiquem vídeos regularmente. Quando achar um desses canais, assine-o e passe a acompanhar os vídeos. Veja três exemplos de canais, só para você entender “na prática” como a coisa funciona.

Lingosteve

Canal de Steve Kaufmann, um canadense que fala mais de 10 idiomas. Steve é uma das minhas maiores inspirações no aprendizado de idiomas e há anos publica vídeos falando sobre como aprender idiomas. O bom de assistir aos vídeo dele é que você não somente aprende inglês, mas também aprende muitas dicas sobre como aprender idiomas de forma efetiva. Outro fator interessante é que Steve fala um inglês bem articulado e fácil de entender.

From Head to Toe

“From Head to Toe” (Da cabeça ao dedo do pé) é um canal sobre maquiagem. Minha esposa acompanha diversos canais desse tipo, onde meninas dão dicas de maquiagem, revisam produtos, etc. Uma das vantagens desse tipo de canal é que em geral é mais entender mulheres falando do que homens, pois as mulheres em geral tendem a falar de forma mais clara. Creio que todas as leitoras do nosso site vão adorar!

Yogscast

Yogscast é um dos maiores canais do Youtube, combinando diversão e videogames. O canal é feito por dois ingleses (corrijam-me se eu estiver errado nesse ponto), assim quem curte videogames e gosta do sotaque britânico vai adorar.

Esses são apenas alguns exemplos para você ter uma ideia do que são e como funcionam os canais do Youtube. Eu recomendo que você procure por canais do seu interesse, pois garanto que existem canais sobre quase todos os assuntos possíveis.

Acompanhando e familiarizando-se com os canais

Depois que você encontrar canais sobre assuntos que gosta, basta acompanhá-los, assistindo tanto os vídeos antigos (já publicados) quanto os novos. O segredo para melhorar seu inglês através dos vídeos é simplesmente acompanhar os canais e assistir a muitos vídeos, pois com o tempo você irá se familiarizando com os “apresentadores” dos vídeos. Essa familiarização inclui a voz, o sotaque, as expressão utilizadas, etc. Quando mais vídeo de uma mesma pessoa você assistir, mais fácil será entender essa pessoa. O grande segredo disso é que não somente você terá mais facilidade para entender essa pessoa, como também terá mais facilidade para entender outras pessoas. Veja bem: se você assistir a vídeos de muitas pessoas diferentes, poderá acabar não se familiarizando com nenhuma delas e não entendendo nenhuma delas muito bem. Mas se assistir a vídeos de uma mesma pessoa regularmente, você se familiarizará com essa pessoa e cada vez a entenderá mais, o que por sua vez aumentará o seu nível geral de compressão. Assim, o ideal é acompanhar alguns canais, mas não muitos. Eu diria que entre 2 a 5 canais é um número ideal.

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara