O principal objetivo do CIG é disponibilizar materiais de alta qualidade para estudantes de inglês. O site conta com lições de gramática, lições sobre collocations, minicursos sobre como aprender a ler e entender o inglês falado, etc. Porém um material essencial para estudantes de inglês ainda estava em falta no site: textos com explicações gramaticais e áudio. Esse é o tipo de material que consideremos mais eficiente para o aprendizado do inglês, porém é também o mais difícil de ser encontrado e produzido, pois requer muito tempo (seleção, formatação e tradução do texto, além da criação de explicações gramaticais) e dinheiro (para pagar a gravação do áudio). Felizmente o CIG vem crescendo cada vez mais e finalmente temos condições de criar e investir em tal material!

Começando hoje, disponibilizaremos uma série de lições dentro do que intitulamos o método da compreensão oral e leitura. Cada lição trará um texto acompanhado de sua tradução, explicações gramaticais e áudio gravado por falantes nativos de inglês, formatado especialmente para o estudo do inglês. Os textos serão extraídos de livros clássicos de literatura (pois esse é um material que se encontra em domínio público, assim não infringiremos nenhuma lei de direitos autorais). A seguir apresentaremos orientações sobre como usar esse material. É muito importante que você leia e entende as orientações para que faça o uso mais efetivo possível do material!

Como utilizar o material?

Cada lição do método da compreensão oral e leitura é dividida em três etapas:

  • Etapa 1 – Familiarização com o texto
  • Etapa 2 – Estudo do texto
  • Etapa 3 – Treinamento

A seguir explicaremos em detalhes como funciona cada etapa.

Etapa 1 – Familiarização com o texto

Na primeira etapa apresentaremos o texto em português. Você deverá ler o texto uma ou duas vezes visando familiarizar-se com o assunto/história. O objetivo desta etapa é simplesmente fazer com que você obtenha conhecimentos sobre o que vai estudar antes de começar os estudos. Não pule esta etapa! Ela é tão importante quanto as outras.

Etapa 2 – Estudo do texto

A segunda etapa é onde você colocará a “mão na massa” e estudará o texto. Nessa etapa apresentaremos o texto em inglês e português alinhado linha por linha da seguinte maneira.

Alice was beginning to get very tired of sitting by her sister on the bank
Alice estava começando a ficar muito cansada de ficar sentada ao lado da irmã no barranco

O texto em inglês é exibido na linha superior e o texto em português na linha inferior. Além disso, os trechos do texto são separados por cores para facilitar o entendimento das estruturas gramaticais. Isso facilitará o aprendizado, permitindo que você facilmente identifique o significado tanto da frase toda quanto de cada uma das pequenas estruturas dentro do texto.

Algumas partes do texto trarão asteriscos (*), como no exemplo abaixo.

very much out of the  way* to hear the rabbit say to itself
muito fora do comum ouvir o coelho dizer para si mesmo

Esses asteriscos (*) indicam que há uma explicação gramatical para o trecho na seção Dicas gramaticais, encontrada logo após o texto. Essas explicações visam facilitar o entendimento de estruturas mais complicadas, que provavelmente o estudante não entenderá somente através da comparação entre o texto em inglês e português. Observe um exemplo de explicação:

very much out of the way (muito fora do comum): out of the way significa literalmente “fora do caminho”, o que neste contexto significa “fora do comum/fora do normal”

Por fim, logo após o texto há um arquivo de áudio, com a narração do texto em inglês. O texto bilíngue, as explicações gramaticais e o áudio devem ser usados em conjunto para o estudo do texto, que deverá ser feito da seguinte maneira…

Como estudar o texto?

Efetue o seguinte processo de estudos na segunda etapa. Você pode efetuar o seguinte procedimento linha por linha ou para o texto todo de uma só vez.

1) Escute o áudio em inglês acompanhando o texto em inglês. Antes de pular para o estudo do significado do texto, tente familiarizar-se com o ritmo e os sons do inglês. Escute o texto várias vezes até o ponto em que conseguir compreender onde começa uma palavra a termina a outra (no áudio). Isso ajudará muito nas próximas etapas de estudo.

2) Compare o texto em inglês com o texto em português visando entender o texto em inglês. Use as Dicas gramaticais (encontradas após o texto) e quaisquer outros materiais disponíveis, como dicionários online, por exemplo, para compreender o texto em inglês. Esta é uma etapa de descoberta e estudo pessoal. Com todos os recursos fornecidos mais o seu CÉREBRO, você deverá ser capaz de compreender o texto e entender como funcionam certas estruturas em inglês.

ATENÇÃO: seu objetivo é entender o SIGNIFICADO do texto, não os PORQUÊS do inglês. Se você entendeu o SIGNIFICADO de uma frase mas não sabe POR QUE a frase é escrita daquela maneira, siga em frente, pois você já alcançou seu objetivo de aprendizado. Aprender os PORQUÊS não lhe trará nenhuma vantagem real, enquanto que aprender os SIGNIFICADOS fará com que você de fato aprenda inglês de forma eficiente.

3) Depois de compreender todo o texto, escute o áudio em inglês e acompanhe o texto em inglês. Se você conseguir entender o texto em inglês sem ter de olhar para o português, passe para a terceira etapa. Enquanto não conseguir fazer isso você deverá escutar o texto em inglês e ler o português ao mesmo tempo. Isso pode parecer complicado, porém é apenas uma questão de prática. Repetindo muitas vezes você será capaz de ler o português um pouco antes de escutar o áudio e então atribuir o significado do que leu ao áudio. Depois de repetir o procedimento muitas vezes, você começará a entender o texto sem precisar observar o português. Nesse momento, passe para a terceira etapa.

ATENÇÃO: aprender inglês é uma atividade ATIVA e não passiva. Ao escutar e ler o texto, principalmente se você escutar em inglês e ler em português, você estará fazendo um enorme esforço mental e muitas vezes isso não será confortável. O real aprendizado ocorre dentro de sua cabeça, seu cérebro aprenderá por conta própria desde que você se exponha ao inglês, que é justamente o que estamos fazendo aqui.

Etapa 3 – Treinamento

Para começar a terceira etapa você deverá ser capaz de escutar o áudio e ler o texto ao mesmo tempo com total entendimento. Se você não for capaz de fazer isso, repita a segunda etapa quantas vezes forem necessárias.

É na terceira etapa que começa o seu “treinamento”, que será divido em quatro partes diferentes e deve ser repetido quantas vezes você considerar necessário.

Treinamento de compreensão oral: o treinamento de compreensão oral consiste em escutar o áudio sem ajuda do texto. Quanto mais você repetir esse treinamento, mais se acostumará e desenvolverá sua audição para compreender o ritmo e os sons do inglês. A compreensão oral deve ser seu treinamento mais intensivo e prioritário, pois é a base para todas as outras habilidades: seu nível de compreensão oral deve ser sempre maior que seu nível de leitura, fala e escrita. Se você seguir esse princípio, seu aprendizado do inglês será fácil e efetivo, porém se não segui-lo, eventualmente terá problemas e dificuldades.

Treinamento de leitura: o treinamento de leitura consiste em ler o texto em inglês sem ajuda do áudio ou do texto em português. Lembre-se de que este treinamento deve ser feito poucas vezes, pois o treinamento da compreensão oral é muito mais importante e naturalmente desenvolverá sua capacidade de leitura. Se você focar na leitura, seu nível de compreensão oral diminuirá e isso afetará todas as outras áreas do seu aprendizado.

Treinamento de fala: o treinamento da fala está diretamente relacionado ao treinamento da compreensão oral no sentido que você só poderá começar a treinar sua fala depois que entender completamente o áudio sem ajuda do texto. Se você não consegue entender o áudio sem ajuda do texto, NÃO tente falar, pois isso só prejudicará seus estudos. Quando você for capaz de entender o áudio, faça o seguinte: escute o áudio e repita/imite a narração após cada frase. Não há segredos: bastar escutar, entender e repetir. É assim que aprendemos a falar, imitando os outros, e é assim que você aprenderá a falar inglês. Imite o ritmo, a entonação, a velocidade, tudo. Se o narrador falar de maneira engraçada, fale de maneira engraçada; se ele gritar, grite; se ele falar rouco, fale rouco, e assim por diante. Outro ponto importante: não use o texto de modo algum, dependa apenas de seus ouvidos! Lembre-se também de que quanto melhor for sua compreensão oral, mais fácil será falar. Se você está com muitas dificuldades para imitar o narrador, provavelmente precisa treinar mais sua compreensão oral.

Treinamento de escrita: por fim temos o treinamento da escrita. Eu recomendo que você pratique sua escrita somente se realmente precisar aprender a escrever em inglês. Caso contrário, simplesmente ignore a escrita (leitura, compreensão e fala são suficientes para 95% das pessoas que aprendem inglês). Lembre-se também de que a compreensão oral é a base de todas as outras habilidade, assim nem pense em praticar a escrita caso sua compreensão oral do texto não for quase perfeita. Para praticar a escrita, faça os seguintes exercícios na seguinte ordem:

1) Copie o texto em inglês: simplesmente copie o texto em inglês em um caderno uma ou mais vezes. Pode parecer um método simplista, mas ele de fato é muito efetivo, principalmente quando você tem um alto nível de compreensão oral.

2) Transcreva o texto: escute o áudio e escreva o que você escutou em um caderno. Depois compare com o texto original para verificar se há erros.

3) Traduza o texto: do português para o inglês e depois compare com o texto original para verificar se a tradução foi correta.

Esses três exercícios, se realizados com disciplina e regularidade, farão com que você desenvolva uma escrita correta e refinada em inglês.

Dando continuidade aos estudos!

Todas as instruções acima deverão ser aplicadas a cada uma das lições publicadas na série o método da compreensão oral e leitura. Após concluir cada lição, você deverá prosseguir para a próxima lição, porém sinta-se livre para continuar treinando as lições anteriores! Como forma de manter uma ligação entre as lições, publicaremos várias lições com textos de um mesmo livro antes de mudarmos para textos de livros diferentes. Isso é necessário para que você vá se acostumando com a história, os personagens e o contexto geral do livro. Se em cada lição trouxermos um texto de um livro diferente, perderemos muito contexto e isso prejudicará o aprendizado. Nosso plano inicial é trocar de livro a cada 5-6 lições, porém podem haver variações.

Agora que você já sabe como funciona o método da compreensão oral e leitura, é hora de estudar!
Clique aqui para acessar a primeira lição!