o-que-e-o-cig

O CIG (Curso de Inglês Grátis) é um site que oferece lições e artigos gratuitos para estudantes de inglês. Ele não é um curso tradicional com aulas, exercícios, provas, etc., mas sim uma fonte de material gratuito e de qualidade. Esse material está divido em vários cursos/seções separados em um grande índice na página inicial, e cada um desses cursos/seções conta com várias lições.

como-utilizar-o-cig

Você pode utilizar o CIG basicamente de duas maneiras diferentes:

1) Como um material de referência: se você já tem conhecimentos sobre a língua inglesa, pode usar o CIG como um material de referência. As seções sobre gramática podem ser usadas para esclarecer dúvidas específicas, enquanto as lições sobre compreensão oral, como aprender inglês, leitura em inglês, etc., podem ser usadas para reforçar áreas específicas do seu aprendizado.

2) Como um curso/método passo a passo: se você tem pouco conhecimento ou mesmo nenhum conhecimento sobre a língua inglesa, pode utilizar o site como um curso/método passo a passo. Nesse caso, sugerimos que você siga nossos cursos na seguinte ordem:

Como aprender inglês: um curso para aprender a aprender inglês

Este curso conta com 14 lições que visam ensiná-lo a aprender inglês da maneira certa. Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas estuda inglês da maneira incorreta. Muitas pessoas fazem diversos cursos diferentes, utilizam dezenas de livros e métodos e mesmo assim não obtêm o progresso esperado. O que acontece é que o problema não está nos cursos, métodos e livros, mas sim no modo como os alunos utilizam esses cursos, métodos e livros. Pensando nisso, nós resolvemos criar uma série de lições/artigos para ajudá-lo a usar de forma eficiente seus métodos e materiais, ou seja, para prepará-lo para estudar inglês da maneira certa!

Curso de compreensão oral: aprendendo a entender o inglês falado
&
Curso de leitura: aprendendo a ler em inglês

Depois de aprender os conceitos básicos de como estudar inglês da maneira certa, sugerimos que você comece a estudar visando aprender a entender o inglês falado e escrito. Você pode aprender os dois ao mesmo tempo ou focar primeiro na leitura e depois na compreensão oral, ou vice-versa. O importante aqui é o foco em entender o inglês (escrito e falado) e não em falar/escrever em inglês. Querer falar/escrever antes de entender é um erro muito comum tanto de alunos quanto de professores, logo entender deve ser seu foco inicial!

Cursos adicionais

Enquanto trabalha para desenvolver sua leitura e compreensão oral, você pode aos poucos ir estudando o resto do conteúdo do site. Esse conteúdo é bem diversificado e, como já mencionado, pode ser seguido lição a lição ou usado como material de consulta/referência. A ideia é que se você ler e colocar em prática as lições dos cursos mencionados acima, estará no caminho certo para se tornar um estudante autodidata e já saberá como usar o material dos outros cursos quando quiser e na ordem que quiser!

como-o-site-se-mantem

Manter o CIG no ar exige alguns custos, com registro de domínio e hospedagem na Internet, porém a maior exigência é o tempo e a pesquisa gastos para escrever as lições e artigos. Para manter esses custos, possibilitar que o site fique no ar e seja atualizado com novas lições e artigos, contamos com anúncios publicitários no site e também vendemos um livro sobre como aprender inglês chamado Como Aprender Inglês – O guia definitivo. Vale mencionar que o livro é um material a parte, que foi criado anos depois do site. Você não precisa adquiri-lo para aproveitar o conteúdo do site, ele é meramente um meio que criamos para sustentar os custos.

anuncios

divulgue-nosso-site

Se você gostou do nosso site, pode ajudar a divulgá-lo! Use os botões abaixo para divulgar o CIG a seus amigos, familiares, etc., usando as mídias sociais!

[shareaholic app=”share_buttons” id=”103154″]

  • Edson A. Flogner

    Olá, primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa. Mas gostaria de dar uma sugestão, que é: A criação de uma cronologia, uma estrutura, um sumário, para poder facilitar a organização e a compreensão do curso, pois – provavelmente – grande parte dos que chegam aqui, não sabem por onde começar e aonde vai acabar – meu caso – e é por isso que seria necessário essa função.

  • admin

    Já está feito Edson, confira a seção Onde começar?

  • suzana

    Gostei. Simples e prático.

  • Sandra Soares

    Bom dia! Gostaria de compor, quem sabe, a relação de trabalhadores em funçãos dos eventos desportivos das Copas de 2013 e 2014, por isso procuro pelo curso de inglês e cheguei em seu site. Já não sou adolescente e interessei-me pelas aulas. Seu curso é certificado? E especialmente, para fins de comprovação do aprendizado, será reconhecido? (já que deverá ser requisito para candidatos a intérpretes, dentre outros). Aguardo ansiosa! Grata.

  • Neila Cristina da Silva

    Ola, adorei sua iniciativa e gostaria de parabeniza-lo.
    Estou morando nos Estados Unidos e fazendo um curso no LCCC de English as a second Language/ Oral communication I, e estava sentindo muita falta de ver um pouco de gramatica, no que seu site me ajudou muito. Obrigada!

  • katiane silva

    que porreta esse blog/site.
    vc esta de paraaaaaaaaaaabéns

  • Mara

    Olá!
    Por favor gostaria de saber como fazer o módulo Listening também.

  • Mara

    Desculpe mas vi o Listening depois, parabéns pela iniciativa e achei super interessante pq o curso está bem concentrado e dificilmente alguém vai de perder . Bem resumido e explicado com detalhes.
    Muito obrigado este curso vai me ajudar com certeza.

  • GUSTAVO

    Parabéns Mário pela iniciativa. Gostei muito e já comecei a estudar. Vou indicar para amigos.

  • Marcoas Antonio F. de Paula

    Fui maritimo por muitos anos e só havia estudado ingles técnico e não tinha tempo para estudar ingles normal, agora devido a problemas de saude não posso mais navegar e estou trabalhando no escritorio da companhia ,em terra. Agora tenho tempo e preciso mas o dinheiro é pouco e a dificuldade em acompanhar os cursos formais é grande, pois eles tem que apresentar resultado muito rápido, o que faz com que sejam muito corridos e dificeis de acompanhar. Vi uma reportagem sobre meninos carentes que se tornaram pequenos embaixadores e que haviam aprendido ingles pela internet, por isso me entusiasmei e resolvi que dessa vez finalmente vou aprender ingles

  • Aline

    Parabéns pela iniciativa! Vou acompanhar.

  • rinaldo araujo

    Gostaria de realizar essa experiência, pois em meado do próximo ano pretendo visitar a faculdade nos Estados Unidos onde fiz MBA há mais de 30 anos, e meu inglês está realmente o que se pode chamar de enferrujado.
    Grato

  • Joce

    Parabéns, pela inicitiva, são atos como o seu que fazem a diferença na vida das pessoas

  • Nadja

    Gostaria de começar, por aqui, desde a primeira lição. Gostaria que o curso tivesse um programa definido com lições, exercícios e respostas corretas.
    O CIG é assim?
    Aguardo contato, agradecendo de antemão.
    ngf-10910

  • Gleide Hartuique

    Gostaria de informação sobre as lições anteriores.
    Comecei agora. Relutei muito para entrar num curso mas agora é questão extrema e necessaria ( mestrado).
    Preciso de informação.
    Sera que fazendo esse curso via Internet conseguirei proceguir num Mestrado?

  • Daniela Quisselaro

    Muito obrigada por disponibilizar esse curso. Moro no Japao, falo o suficiente pra me virar e comecei a estudar ingles na prefeitura da minha cidade, minha professora,australiana, tem se empenhado, quero me dedicar mais e agora com certeza vou estudar todas as licoes disponiveis aqui.
    ありがとうございました.

  • Margarida Cohen

    Ola Mairo Sou da opiniao do Edson pois gostaria de ver o curso melhor estruturado. Quantas licoes o curso contem.Por exemplo o meu nivel é o intermidiate, ja sei tudo o que aqui esta com excepcao das espressoes idiomaticas.Queria seguir em frente e nao sei como.De qualquer modo muito obrigada pela iniciativa. THANKS

  • Isabelle Barreto

    Oi, tambem gostei muito da iniciativa afinal venho procurando como aprender inglês pela internet, pois sai de um curso porque é muito comercial. Eles dão preferencia a manter os alunos na escola e continuar ganhando dinheiro ao cotrario de ensinar inglês, então eles usam argumentos como: “mas aqui tem festinha do pijama e livrinhos da cambridge”. decidi esquecer esse negoço de pagar pra aprender coisas que podem ser mais baratas e praticas!

  • Reginaldo

    Mário,

    Parabéns pela iniciativa. Como eu não posso pagar um curso de inglês, este blog caiu do céu. Acredito que existam muitas outras pessoas com a mesma dificuldade.

  • Daniel Moraes

    Mairo, acabo de conhecer o site e ainda não inciei os estudos, mas também penso da mesma forma e o parabenizo pela iniciativa!

  • http://cursodeinglesgratis vera santana

    Parabens
    As aulas são esclarecedora, objetivas, de elevado nivel, e como veem acompanhadas de tradução,são excelentes para iniciantes, que é o meu caso.
    Com certeza tem ajudado a muitas pessoas
    Thank you
    Vera Santana

  • gilberto

    Gostei do site, parece sério e competente no ensino de forma clara e simples. Parabéns!!

  • angelita

    parabéns pelo site!!!

    recebo sempre em meu e-mail, mas gostaria de saber se tem um dvd para estudar em casa…Obrigada!

  • Estela

    Olá bom gostei muito do site e já me escrevi ,mais estou com uma dúvida;se tem áudio para gente saber a pronuncia correta das palavras,ou dvd ,cd.Agradeço a oportunidade e parabéns pela iniciativa.

  • Marco Antonio Mendonça

    Olá,

    Acabei de conhecer,ainda não recebi nenhuma aula por e-mail, nem li a introdução do curso.Quero uma
    dica pra aproveitar ao MÁXIMO o cirso. Eu vou ter o
    apoio de professores dia e noite ? Depois do termino
    terá um avançado ?

    Grato,

    Marco Antonio

  • jose carlos

    OLa como vai ? tenho 50 anos e so agora estou aprendendo a operar um computador , e uma das maiores dificuldades e que tudo e ingles ,.
    procurando na internet encontrei muita coisa sobre ingles ,muitas coisas sao boas, mas nada e igual o site de voces .voces estao de parabens,é o que qualquer pessoa que esta começando precisa , facil compreençao,site facil de trabalhar e gratis , parabens.

  • isabel

    Olá muito obrigada pela oportunidade de poder aprender inglês grátis só assim será possível pois nunca poderia pagar um curso de inglês.Parabéns e bem hajam.

  • adao

    muito bom o curso,vou fazer e aprender esse idioma universal.

  • Americo Serrano

    OLa mairo.
    È verdade meu amigo! Para o curso ter sucesso é necessario estar estruturado e cada lição no seu lugar ou seja eu tenho conhecimentos de intermediario mas era bom que começasse pelo mais simples e indo a pouco e pouco ate ao nivel superior.
    Era bom que o curso chegasse todos os dias no nosso e-mail e tivesse uma opção de o professor nos por á prova acompanhados de exercicios relacionados com as lições que vem chegando ou seja no proprio e-mail ou noutro vir em separado uma perguntas sobre a lição dada (exercicios) para assim o prof. saber da evolução do aluno.
    À primeira vista o CiG parece ser serio, vamos ver como diz o cego.
    Americo Serrano from portugal

  • admin

    Olá, Marco
    Nós não disponibilizamos professores. Para aproveitar o curso ao máximo você pode começar lendo o post “Como aprender inglês” e depois seguir o índice, lendo cada lição em ordem.
    Para receber os textos por e-mail, basta assinar o site na barra direita do blog na parte onde diz: RECEBA O CURSO DE INGLÊS GRÁTIS VIA E-MAIL! Você coloca seu nome, e-mail e clica em Sign Up. Você receberá um e-mail pedindo a confirmação, aí basta seguir as instruções do e-mail e confirmar o recebimento das lições. Assim, todos os textos que colocarmos no site vai direto para o seu e-mail.

  • Rejane

    Olá ,Mairo
    Quero te agradecer pela oportunidade que estás me dando.
    Esse curso é muito importante para mim.
    Já havia procurado outros métodos ,mas em vão.
    Aproveito ára tirar uma dúvida: quanto à pronunciação, como devo proceder?

    Muito obrigada.

  • admin

    @Rejane,

    Temos planos de colocar lições sobre a pronúncio futuramente, mas não no momento :)

  • Elisa

    O Curso é objetivo e ótimo!!!

    Muito obrigada por sua disposição e boa vontade Pedagógica, Gratuita e Virtual!

  • Suely

    Este curso é simplesmente maravilhoso, bastante acessível de fácil entendimento, objetivo, muito bom mesmo, parabéns por esta iniciativa. Obrigada.

  • Angi

    Muito bom mesmo, parabéns! Me ajudou muito a recuperar meu inglês, que ja estava quase perdido.
    Um abraço a toda equipe.

  • Lourenço Sanches

    Olá, acho que as pessoas estão sempre acostumadas com coisas bem mastigadas …compreendi a mensagem do site e já comecei a estudar; o principal é apesquisa em busca do Listening e o interesse em procurar o dicionário e ir desvendando os mistério da Lingua inglesa.
    Parabens pelo site, todos os dias estou por aqui e já estou no meu Listening numero 10.
    Obrigado.

  • valdir almeida sales

    Espero aprender essa língua que é será fundamental para o meu curso de turismo.

  • Alysson

    Parabéns pela iniciativa, vocês estão fazendo um bem inimaginável para a sociedade brasileira.

  • Leandro Garcia

    PARABÉNS ..!

    Há poucos sites na internet com tanta eficiência como este.
    Simples, mas que contem um conteúdo completo e muito explicito, para quem quer desfrutar de um bom inglês.

  • Waldirene

    Interessante o trabalho de vocês. parabéns pela iniciativa.

  • Elizabeth Cardoso Falcon da Si

    Eu amei muito o CIG e já estou divulgando !!!!

  • FLÁVIA

    estudo inglês na wizard há 3 anos e neste site o material esta excelente… muito mais facil para quem é iniciante… e se esqueço algo, corro pra cá 😀 estou divulgando sempre este site. PARABÉNS

  • sofia

    Estou adorando!!!!!

  • Francielle

    Com certeza irei divulgar a todos! Parabéns pelo site!! Muito bacana!!!

  • Francielle

    Preciso dedicar quanto tempo do meu dia a este curso? E em quanto tempo consigo conversar fluente? Desde já, muito obrigada!!!

  • Mairo Vergara

    Depende de quanto você escutar e ler… se você escutar e ler muito inglês todos os dias e em um ano ou até menos já conseguirá ler e entender qualquer coisa! Daí pra frente falar fica muito fácil :)

  • Ricardo

    Obrigado :)
    A preguiça é minha inimiga !
    Mas eu vou conseguir…

  • Dora Carvalho

    Adorei as dicas a mim enviadas por e-mail, divulguei o site na minha rede social, achei muito proveitosa as dicas. Vou continuar com as atividades pelo site.
    Mairo muito obrigada pela atenção..

  • Kelly Silva

    Eu amo o inglês e o italiano. Comecei a estudar na net por outro site, mas acabei deixando de lado, espero que esse site ofereça um ótimo aprendizado!

  • Mairo Vergara

    Olá Kelly,

    Espero que goste do nosso site! Recomendo que você comece lendo a seção “O começo de sua jornada: como aprender inglês por conta própria do ZERO”, pois a partir de lá você saberá como seguir em frente!

  • Michele Silva

    Olá
    Estudei até o nível intermediário, mas por um bom tempo que não leio, escrevo e nem falo…Resumindo deixei no esquecimento. Dias atrás participei de um processo seletivo de uma empresa que exigia inglês intermediário/ nível conversação. Ali percebi o quanto precisava voltar a estudar, porque não fui aprovada.
    Encontrei esse site e espero me motivar, seguir passo a passo e voltar a todo vapor.

  • Rafael Alves Dias

    Boa Tarde Mairo, quero parabeniza-lo pelas aulas, são boas d+… Gostaria de uma dica sua, estou começando ah estudar o inglês, não sei nada… penso em fazer um intercambio futuramente, daqui uns 15 meses… Iria pagar uma escola tradicional mas ouço sempre a galera reclamando que não aprendem e só gastam dinheiro. Então resolvi juntar a grana que pagaria em um curso para estudar o inglês fora. Mas estava procurando um curso bom e gratuito. Achei o seu excelente. Quero ter uma boa base com ele para quando fazer o intercambio não sofrer muito. Recomenda algum País? estava procurando no Canada ou na Irlanda… Oque me indicaria? ou o intercambio não vale muito apena? desde já lhe agradeço.

  • Dyandra

    Adoro o site, tem me ajudado muito e desde já quero agradecer, pois tem sido de grande importância os ensinamentos que o site proporciona para seus leitores.

  • surei

    Gostaria de saber sobre pronúncia….textos tipo podcast. Grata