o-que-e-o-cig

O CIG (Curso de Inglês Grátis) é um site que oferece lições e artigos gratuitos para estudantes de inglês. Ele não é um curso tradicional com aulas, exercícios, provas, etc., mas sim uma fonte de material gratuito e de qualidade. Esse material está divido em vários cursos/seções separados em um grande índice na página inicial, e cada um desses cursos/seções conta com várias lições.

como-utilizar-o-cig

Você pode utilizar o CIG basicamente de duas maneiras diferentes:

1) Como um material de referência: se você já tem conhecimentos sobre a língua inglesa, pode usar o CIG como um material de referência. As seções sobre gramática podem ser usadas para esclarecer dúvidas específicas, enquanto as lições sobre compreensão oral, como aprender inglês, leitura em inglês, etc., podem ser usadas para reforçar áreas específicas do seu aprendizado.

2) Como um curso/método passo a passo: se você tem pouco conhecimento ou mesmo nenhum conhecimento sobre a língua inglesa, pode utilizar o site como um curso/método passo a passo. Nesse caso, sugerimos que você siga nossos cursos na seguinte ordem:

Como aprender inglês: um curso para aprender a aprender inglês

Este curso conta com 14 lições que visam ensiná-lo a aprender inglês da maneira certa. Pode parecer estranho, mas a maioria das pessoas estuda inglês da maneira incorreta. Muitas pessoas fazem diversos cursos diferentes, utilizam dezenas de livros e métodos e mesmo assim não obtêm o progresso esperado. O que acontece é que o problema não está nos cursos, métodos e livros, mas sim no modo como os alunos utilizam esses cursos, métodos e livros. Pensando nisso, nós resolvemos criar uma série de lições/artigos para ajudá-lo a usar de forma eficiente seus métodos e materiais, ou seja, para prepará-lo para estudar inglês da maneira certa!

Curso de compreensão oral: aprendendo a entender o inglês falado
&
Curso de leitura: aprendendo a ler em inglês

Depois de aprender os conceitos básicos de como estudar inglês da maneira certa, sugerimos que você comece a estudar visando aprender a entender o inglês falado e escrito. Você pode aprender os dois ao mesmo tempo ou focar primeiro na leitura e depois na compreensão oral, ou vice-versa. O importante aqui é o foco em entender o inglês (escrito e falado) e não em falar/escrever em inglês. Querer falar/escrever antes de entender é um erro muito comum tanto de alunos quanto de professores, logo entender deve ser seu foco inicial!

Cursos adicionais

Enquanto trabalha para desenvolver sua leitura e compreensão oral, você pode aos poucos ir estudando o resto do conteúdo do site. Esse conteúdo é bem diversificado e, como já mencionado, pode ser seguido lição a lição ou usado como material de consulta/referência. A ideia é que se você ler e colocar em prática as lições dos cursos mencionados acima, estará no caminho certo para se tornar um estudante autodidata e já saberá como usar o material dos outros cursos quando quiser e na ordem que quiser!

como-o-site-se-mantem

Manter o CIG no ar exige alguns custos, com registro de domínio e hospedagem na Internet, porém a maior exigência é o tempo e a pesquisa gastos para escrever as lições e artigos. Para manter esses custos, possibilitar que o site fique no ar e seja atualizado com novas lições e artigos, contamos com anúncios publicitários no site e também vendemos um livro sobre como aprender inglês chamado Como Aprender Inglês – O guia definitivo. Vale mencionar que o livro é um material a parte, que foi criado anos depois do site. Você não precisa adquiri-lo para aproveitar o conteúdo do site, ele é meramente um meio que criamos para sustentar os custos.

anuncios

divulgue-nosso-site

Se você gostou do nosso site, pode ajudar a divulgá-lo! Use os botões abaixo para divulgar o CIG a seus amigos, familiares, etc., usando as mídias sociais!

Your thoughts here

  1. Michele Silva

    Olá
    Estudei até o nível intermediário, mas por um bom tempo que não leio, escrevo e nem falo…Resumindo deixei no esquecimento. Dias atrás participei de um processo seletivo de uma empresa que exigia inglês intermediário/ nível conversação. Ali percebi o quanto precisava voltar a estudar, porque não fui aprovada.
    Encontrei esse site e espero me motivar, seguir passo a passo e voltar a todo vapor.

  2. Rafael Alves Dias

    Boa Tarde Mairo, quero parabeniza-lo pelas aulas, são boas d+… Gostaria de uma dica sua, estou começando ah estudar o inglês, não sei nada… penso em fazer um intercambio futuramente, daqui uns 15 meses… Iria pagar uma escola tradicional mas ouço sempre a galera reclamando que não aprendem e só gastam dinheiro. Então resolvi juntar a grana que pagaria em um curso para estudar o inglês fora. Mas estava procurando um curso bom e gratuito. Achei o seu excelente. Quero ter uma boa base com ele para quando fazer o intercambio não sofrer muito. Recomenda algum País? estava procurando no Canada ou na Irlanda… Oque me indicaria? ou o intercambio não vale muito apena? desde já lhe agradeço.

Leave a Reply