Bem-vindo ao segundo artigo do Desafio dos idiomas, no qual eu aprenderei um idioma novo do zero e você acompanhará todo o processo passo a passo! No artigo anterior eu escolhi o idioma que estudarei (francês) e fiz uma breve avaliação da dificuldade de aprendê-lo. Hoje vamos escolher o material e traçar um planejamento inicial de estudos. Espero que gostem e não deixem de postar seus comentários, sugestões, críticas, etc.

Escolha do material

Ao começar os estudos de um novo idioma, escolher o material é muito importante. Ao escolher o material de estudos, você deve procurar basicamente três coisas:

  1. Diálogos e frases de exemplo
  2. Gravações em áudio desses diálogos e frases
  3. Explicações gramaticais que permitam que você entenda esses diálogos e frases

Por exemplo: se você quer estudar inglês e tem um livro velho de inglês em casa, abra ele e veja se ele tem muitos diálogos e frases acompanhados de explicações, assim como um CD com as gravações desses diálogos e frases. Talvez você me pergunte: mas e os exercícios? Acredite: você não precisa de exercícios, pois você mesmo vai criar seus exercícios (como veremos nos próximos artigos). Como eu não tenho nenhum material para estudar francês e não conheço ninguém que tenha, meu único recurso é procurar na Internet, sendo que eu posso procurar materiais para estudar francês escritos em inglês. Essa é uma das vantagens de saber inglês: a quantidade de materiais em inglês para estudar outros idiomas é muito grande, o que facilita muito as coisas para quem sabe inglês. Se você não sabe inglês e quer estudar francês, por exemplo, terá que procurar materiais feitos para brasileiros ou materiais completamente em francês. Isso não chega a ser uma desvantagem, mas significa que você precisará passar um pouco mais de tempo em busca do material.

Procurando na Internet, descobri que os materiais do FSI (Foreign Servive Institute) se tornaram de domínio público e podem ser baixados gratuitamente. O FSI é o Instituto de Serviços Estrangeiros dos Estados Unidos, um departamento responsável por ensinar idiomas para diplomatas e outros profissionais norte-americanos. O FSI é famoso por produzir cursos de idiomas que apresentam resultados muito rápido, porém são muito intensivos, exigindo um nível altíssimo de dedicação dos alunos.

Hoje em dia, os materiais remanescentes desses cursos são muito úteis para estudantes de idiomas. Uma das diferenças do FSI para outros métodos é que as gravações de áudio são feitas na mesma velocidade em que os falantes nativos falam, enquanto que os cursos atuais tendem a apresentar gravações em que a velocidade da fala é mais baixa que o normal. Embora isso facilite a vida de iniciantes, o ideal é sempre aprender o idioma real, na velocidade em que ele é falado normalmente. Se você se acostumar com pessoas falando devagar, não entenderá alguém que fale de forma rápida (de forma normal), já caso se acostumar com pessoas que falam rápido, terá muito mais facilidade para entender a maioria das pessoas.

Além disso, o FSI trás milhares de diálogos e frases de exemplo, que é exatamente o que procuro. Há também exercícios, até mesmo em excesso, mas que eu provavelmente ignorarei, e algumas explicações gramaticais, que espero que sejam úteis. Além do FSI eu pesquisei alguns outros métodos e livros, mas nenhum deles me agradou muito. Muitos deles eram pagos e embora eu pudesse achar “versões alternativas” na Internet, eu decidi ficar com o FSI, que é gratuito (ou seja, não estou infringindo os direitos autorais de ninguém e também não preciso gastar dinheiro comprando um curso).

Meu plano inicial de estudos

Com o material de estudos em mãos, é hora de traçar um plano inicial de estudos. Minha abordagem inicial é muito simples e funcionará basicamente da seguinte maneira:

Aprendizado de compreensão oral: estudar os diálogos do FSI e escutar os áudios correspondentes o máximo possível.

Aprendizado de frases e palavras: usar o Anki para memorizar as frases dos diálogos e algumas outras frases adicionais.

A ideia é se familiarizar com idioma aos poucos, sem pressa. Como meu conhecimento de francês é praticamente zero, eu creio que precisarei de pelo menos um mês para aprender o vocabulário básico do idioma e entender o básico do francês falado. Eu creio que para isso não precisarei de mais de uma hora de estudos por dia. Meu objetivo não é fazer um “intensivão”, mas sim aprender  de forma eficiente, estudando pouco tempo por dia, pois creio que essa é a realidade da maioria das pessoas.

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara