Bem-vindo a mais um artigo do desafio dos idiomas, no qual eu aprenderei um idioma novo do zero e documentarei todo o processo para que vocês ávidos estudantes de inglês (ou outros idiomas) possam ver na prática como eu estudo idiomas e implementar meus métodos ao seu dia a dia de estudos. No artigo passado você pode ver como eu estudo diálogos usando somente traduções e arquivos de áudio como referência (sem gramática). Porém, se você simplesmente estudar cada vez mais diálogos, será praticamente impossível memorizar todas as palavras e frases que você aprende, por mais que você escute cada diálogo dezenas ou mesmo centenas de vezes.

A maneira mais efetiva de memorizar as palavras e frases que você aprende em cada diálogo é usar um SRS, mais especificamente o Anki (se você não faz ideia do que estou falando, leia nossos artigos sobre SRS para aprender o que é o como funciona um SRS).

Antes de mais nada é importante dizer que ao estudar diálogos, como explicado no artigo anterior, sempre que estudo uma nova frase, eu insiro essa frase no Anki. Veja como fica a tela no meu computador durante os estudos:

Na imagem acima eu não estava estudando um diálogo, mas sim uma série de frases básicas em francês, porém isso também serve para nosso propósito, que é mostrar como fica a tela do meu computador durante os estudos com diálogos, áudios e o Anki. Veja que à esquerda está meu material de estudos (FSI), à direita o Winamp, que é o programa no qual escuto o áudio do texto, e no meio o Anki, onde adiciona as frases.

Eu repito esse mesmo procedimento todos os dias, para todos os materiais que uso. Sempre que aprendo uma frase nova, ela vai diretamente para o Anki, pois eu sei que memorizarei mais de 90% das frases que estiverem no programa com o mínimo possível de esforço. Porém o objetivo do artigo de hoje não é mostrar como eu insiro as frases no Anki, isso você pode aprender lendo nossos artigos sobre SRS. O que eu quero mostrar é a eficiência e economia de tempo que obtenho ao usar um SRS. Para isso var dar uma olhada em algumas estatísticas do meu atual deck de francês.

Total de cards

cardtype

Número total de cards: 197
Cards em aprendizado: 160
Cards não vistos: 37

Até o momento meu deck de francês conta com 197 cards, ou seja, 197 frases em francês, sendo que eu revisei 160 cards e ainda há 37 cards não revisados. Se você observar a imagem acima, verá que há duas classificações para os cards “aprendidos”: Young+Learn, que são os cards em processo de revisão/aprendizado e Mature, que são os cards que já foram revisados muitas vezes e foram considerados como “memorizados” (eles serão revisados, porém só daqui há muito tempo). No momento meu número de cards Mature é zero, pois faz poucos dias que estou estudando.

Contagem de revisões

reviewcount

Dias de estudo: 8
Total de revisões: 487
Média por dia de estudo: 60,9
Média de estudos no caso revisões diárias: 16,2

Essa estatística mostra que eu estudei durante 8 dias, com uma média de 60 cards revisados por dia e um total de 487 revisões. Isso quer dizer que, fora outros estudos, eu li e entendi 487 frases em francês, um volume de prática muito maior do que a maioria dos alunos tem em cursos tradicionais de inglês. Porém eu não fiz as revisões todos os dias. Como acabei ficando muito ocupado alguns dias, deixem passar um dia ou dois. Estou mencionando isso por causa da última estatística (Média de estudos no caso revisões diárias: 16,2), que quer dizer que se eu tivesse estudado todos os dias, teria revisado em média somente 16,2 cards, o que levaria provavelmente 1 a 3 minutos por dia!

Tempo de revisão

reviewtime

Dias de estudo: 8
Tempo total: 59 min.
Média por dias de estudo: 7,5 minutos por dia
Média de estudos no caso revisões diárias: 2 min. por dia
Tempo de resposta médio: 7,4 s (8 cards/por minuto)

As estatísticas não mentem quando digo que estudar com um SRS é rápido e efetivo. Como você viu acima eu fiz um total de 487 revisões, gastando ao todo 59 minutos e com uma média de 7,5 minutos por dia. Se eu tivesse realizado as revisões diariamente, essa média cairia para 2 minutos por dia. O que você acha de ideia de estudar 2 minutos por dia para memorizar todas as frases que aprende em todas as suas lições de inglês? Incrível, não? Na realidade, você precisa de um tempo maior para inserir as frases no Anki, obviamente, porém não há como negar que ser capaz de memorizar tudo que você estudou gastando apenas alguns minutos por dia é simplesmente incrível!

Com as estatísticas acima eu espero que você consiga entender melhor porque eu considero o Anki uma ferramenta tão poderosa para aprender idiomas. Se você ainda não usou o programa ou mesmo achou a coisa muito complicada, tente novamente, muitas vezes aprender a usar um programa ou ferramenta nova é complicado e demorado, porém os resultados normalmente são bons e compensam o investimento inicial!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara