Qual é o melhor método para se aprender inglês? Essa é uma das grandes discussões entre estudantes e professores de inglês. Todos procuram um método ideal, que seja fácil, divertido e eficaz. Porém a verdade é que não existe um método perfeito para se aprender inglês. Todos os métodos têm pontos fortes e pontos fracos. Alguns métodos têm mais pontos fortes do que fracos, outros têm mais pontos fracos do que fortes. De modo semelhante, métodos que funcionam muito bem para certos tipo de estudantes ou situações, podem não funcionar para outros tipos de estudantes ou situações. No final das contas, o melhor método é uma combinação de diversos métodos e atividades que funcionam para você. Cabe a você testar e experimentar diversos métodos diferentes e aos poucos ir montando o seu próprio método de estudo! A questão agora é: como testar os métodos e decidir o que é ou não bom para mim? É justamente isso que veremos a seguir.

Dê uma chance ao método

A primeira coisa que você deve se perguntar (e acima de tudo ser sincero com você mesmo) é se você está seguindo o método corretamente. Não é possível saber se um método funciona ou não se você não segui-lo corretamente. Muitos métodos que parecem chatos ou ineficazes se mostram altamente eficazes e “magicamente” deixam de ser chatos logo que começam a demonstrar resultados. Assim, a primeira coisa a fazer é seguir o método à risca e observar os resultados. Normalmente você terá que seguir o método por alguns dias, semanas ou até meses para saber se ele funciona ou não, porém, mesmo que no final das contas o método não seja lá grande coisa, não pense que isso é perda de tempo. Todos os métodos vão lhe ensinar alguma coisa, sendo que a diferença é que alguns serão mais efetivos do que outros e é justamente o processo de testar esses diferentes métodos que o tornará um bom aprendiz de inglês. Um bom exemplo é o método do SRS, que já expliquei aqui no site. Se você usar esse método durante um ou dois dias, provavelmente não entenderá plenamente como ele funciona e quem sabe desistirá pensando “ah, isso não funciona!”. Porém, se você der uma chance ao método e segui-lo corretamente por duas ou três semanas, provavelmente começará a ver os primeiros resultados e entender por que acredito que ele é tão eficiente. Assim, dê uma chance aos métodos e tente segui-los corretamente, pois só dessa maneira você saberá o que funciona e o que não funciona em cada um deles.

Aproveite o que funciona, descarte o que não funciona

Praticamente todos os métodos têm algum ponto forte. Cabe a você identificar esse ponto forte e incorporá-lo em seus estudos. Tudo o que ensino neste site é simplesmente uma combinação de pontos fortes que encontrei em diversos métodos. Esses pontos fortes fortes podem funcionar ou não para você, assim você deve testar e experimentar tudo que encontrar aqui no site, aproveitar o que funciona e descartando o que não funciona (embora tudo que eu ensine aqui tenha funcionado para mim, certas coisas podem não funcionar para você). O mesmo serve para outros métodos de estudo. Se você faz aulas de inglês em um cursinho tradicional, cabe a você decidir se essas aulas são um ponto forte ou ponto fraco. Muitos alunos sentem a necessidade de ter aulas, pois gostam principalmente da ajuda do professor. Alguns, por outro lado, podem acabar descobrindo que as aulas não são efetivas para eles e passar a estudar somente por conta própria. Já outros poderão simplesmente mudar de cursinho em busca de um método em sala de aula mais efetivo. O importante é não ter medo de testar novos métodos e descartar aquilo que não funciona.

Não acredito no método, acredite em você mesmo!

Quem aprende inglês é você, os métodos/professores/cursos apenas facilitam o processo. Assim, é essencial que você acredite em você mesmo e não nos métodos. Os métodos estão lá para serem testados, experimentados, descartados, ignorados, etc. Se você não está aprendendo, o problema quase sempre é o método e não você, principalmente se você seguiu o método corretamente por um certo tempo. Métodos não adequados ao seu caso/situação em particular também se enquadram nos “métodos que não funcionam para você”. Talvez você pense “ah, mas o método funciona, eu é que não tenho tempo/condições de segui-lo”. Do ponto de vista do método, esse raciocínio pode até estar certo, porém o ponto de vista do método simplesmente não importa, pois o objetivo final é que você aprenda inglês (independentemente se o método funciona ou não). Assim, o único ponto de vista que importa é o seu, e qualquer método que não funcione para você deverá ser descartado. Mais uma vez repetimos: não acredite no método, acredite em você mesmo!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara