Na lição passada falamos sobre a importância da aquisição de vocabulário para se aprender a ler em inglês. Aquisição de vocabulário significa aprender cada vez mais palavras, pois são justamente as palavras (e não a gramática) e seus significados quer permitem que você entenda o que está lendo ou ouvindo. No entanto, o grande problema da aquisição de vocabulário é que quase sempre acabamos esquecendo as palavras que aprendemos mais rapidamente do que memorizamos palavras novas. Eu tive um professor que dizia que aprender idiomas é uma luta entre lembrar e esquecer o que aprendemos. Se lembrarmos mais do que esquecermos, estamos no caminho do sucesso, mas se esquecermos mais do que lembrarmos, jamais conseguiremos aprender.

Existem diversos métodos que visam fazer com que os alunos lembrem das palavras que estudam, mas na minha opinião e experiência, um deles é muito mais eficiente do que qualquer outro: o SRS (Spaced Repetition System – Sistema de repetição com intervalos). Um SRS é um basicamente um sistema, ou método, usado para memorizar informações, que funciona basicamente da seguinte forma:

1) Você insere as informações que deseja memorizar no sistema

A primeira coisa que você fará é inserir as informações que deseja memorizar no SRS na forma de cards, os quais têm dois campos: pergunta e resposta (algumas vezes chamados de frente e verso). Digamos que, por exemplo, você queira memorizar a palavra house (casa). Para isso você criaria o seguinte card:

Pergunta: house
Resposta: casa

Você pode criar quantos cards quiser, e todos os cards juntos formarão o seu deck. Se quiser, você pode criar mais de um deck, por exemplo, um para memorizar palavras em um inglês e outro para memorizar palavras em espanhol.

2) Você revisa as informações (seus cards) diariamente usando o sistema do SRS

Depois de inserir todas as informações que deseja memorizar no sistema, seu trabalho será revisar diariamente essas informações. No SRS, as revisões funcionam da seguinte maneira: o SRS lhe mostra a pergunta de um de seus cards, por exemplo, o SRS lhe mostra a palavra house (do card de exemplo acima) e você então precisa se lembrar da resposta (casa). Depois de se lembrar (ou não) da resposta, você aperta um botão que lhe mostrará a resposta. Você então atribui uma nota para você mesmo, dependendo se você lembrou corretamente ou não da resposta. Normalmente essa nota vai de 1 a 3, sendo 1 “não lembrei”, 2 “lembrei” e 3 “lembrei facilmente”. Conforme você vai revisando seus cards e lembrando ou não das respostas, o próprio SRS agenda a próxima revisão dos cards. Assim, se você lembrou a resposta de um card, esse card não aparecerá na revisão do dia seguinte, mas sim somente daqui alguns dias, e, conforme você vai fazendo suas revisões diárias, os cards que você lembra com mais frequência vão aparecendo cada vez menos (o intervalo entre as revisões desses cards vai ficando maior), enquanto os cards que você frequentemente não lembra vão sendo mais repetidos (o intervalo entre as revisões desses cards vai ficando menor). Isso faz com que você revise com mais frequência as informações de que não lembra e com menos frequência as informações de que lembra.

3) Você continua inserindo novos cards e revisando seu deck diariamente

Para estudar idiomas, a ideia de usar um SRS não é criar um deck para memorizar meia dúzia de informações, mas sim adicionar novas informações (novos cards) e revisar seu deck diariamente, de modo que você esteja constantemente memorizando um grande volume de informações e cada vez aumentando esse volume. Como inserir novos cards é uma tarefa que leva mais tempo do que fazer as revisões, sempre que você tiver pouco tempo para estudar, você poderá simplesmente fazer as revisões e não adicionar novos cards, ou seja, você não é obrigado a adicionar novos cards todos os dias, mas é obrigado e fazer as revisões.

Vantagens de usar um SRS

Existem diversas vantagens em usar um SRS, entre elas:

  • Você pode memorizar facilmente qualquer informação
  • Você estuda somente o que precisa estudar e não perde tempo com o que já sabe
  • Você pode usar o SRS não somente para aprender idiomas, mas também para memorizar informações relacionadas com seus estudos ou trabalho
  • Você aprende a estudar de forma disciplinada (pois o SRS exige que você faça as revisões diariamente)

Qual SRS usar?

Existem diversos SRSs como SuperMemo, Mnemosyne, Surusu, etc. Minha recomendação é usar o Anki, pois a meu ver ele é o mais completo de todos e é inteiramente gratuito.

Por fim, embora eu tenha mostrado um exemplo usado uma palavra solta, memorizar palavras isoladas, fora de contexto, não é o melhor método de usar um SRS para aprender idiomas. Na próxima lição, você aprenderá qual é forma mais eficiente de usar o SRS para turbinar seus estudos e aprender tanto gramática quanto vocabulário! Até lá!

>>>CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PRÓXIMA LIÇÃO<<<