Um dos erros comuns tanto de estudantes quanto de professores de inglês é achar que a compreensão do inglês se divide simplesmente em “entender inglês” e “não entender inglês”, o que não é verdade. Na realidade, a compreensão oral em inglês divide-se em vários níveis. Ao longo de seus estudos, seu nível de compreensão aumenta cada vez mais, levando-se muito tempo para se atingir o mesmo nível de compreensão oral de um falante nativo. É possível aprender a entender e falar inglês fluentemente em menos de dois anos, por exemplo, mas isso não quer dizer que você atingirá o nível máximo de compreensão oral apenas nesses dois anos. Eu até hoje, mesmo depois de anos estudando inglês e do imenso contato diário que tenho com o idioma, de tempos em tempos percebo que meu nível de compreensão oral aumentou. De fato, a cada ano que se passa eu entendo mais e mais, mesmo já entendendo e falando inglês fluentemente. É essencial entender quais são os nível de compreensão oral e traçar metas para atingir o próximo nível.

Nível 1: iniciante sem nenhum entendimento

O nível 1 é onde se encontram tanto os estudantes sem nenhum conhecimento quanto os estudantes que têm conhecimentos básicos de inglês, que talvez já tenham estudado um pouco de inglês na escola ou mesmo estudaram durante pouco tempo em cursos de inglês. São os alunos que ao escutarem um texto básico em inglês entendem somente algumas palavras soltas ou algumas frases básicas que aprenderam na escola/curso ou frases popularmente conhecidas como What’s your name?, My name is…, Let’s go, etc. Estudantes de nível 1 precisam escutar textos básicos, feitos especialmente para o aprendizado do inglês, e precisam estudar o texto antes de escutá-lo.

Nível 2: iniciante com entendimento básico

O nível 2 engloba estudantes iniciantes já acostumados com o idioma e capazes de entender textos básicos. Esses estudantes ainda têm um vocabulário muito pequeno e dependem em grande parte de textos e áudios feitos especialmente para o aprendizado do inglês, ainda tendo que estudar esses textos antes de escutá-los, mas com menos trabalho do que estudantes de nível 1. Além disso, estudantes de nível 2 já têm uma familiaridade muito maior com o idioma, sendo capazes de identificar palavras e frases em textos e áudios maiores e mais complexos.

Nível 3: intermediário com pouco entendimento

O nível 3 engloba estudantes que já podem escutar áudios não feitos especialmente para estudantes de inglês como programas de televisão, seriados, filmes, programas de rádio, podcasts, vídeos do Youtube, etc., e têm uma compreensão geral do que está acontecendo, com um nível de entendimento variando entre 20% a 80% do que está sendo dito. Esse é um nível que muito “instável”, pois o estudante pode escutar um áudio e ficar completamente “boiando” (20% de entendimento) e achar que não sabe nada ou que não está aprendendo, mas também pode escutar um áudio e entender quase tudo (80% de entendimento), achando que sabe muito. O mais importante desse nível é que ele leva ao nível 4, que considero o mais importante de todos.

Nível 4: intermediário com muito entendimento

O nível 4 é quando o estudante já entende 50% ou mais da grande maioria dos áudios em inglês. Esse nível é o mais importante e o mais motivador, pois o aluno estará apto a assistir programas de televisão, vídeos, seriados, filmes, escutar programas de rádio ou podcasts, enfim, consumir qualquer mídia em forma de áudio em inglês e entender no mínimo 50% do que está sendo dito. Isso permite que o estudante deixe de procurar conteúdos com base no que ele entende ou não e passe a procurar conteúdos com base no que ele gosta. É nesse ponto, quando o estudante passa a procurar conteúdos de seu interesse pessoal, que o aprendizado do inglês dispara, pois o estudante pode desfrutar de uma variedade sem fim de programas de TV, rádio, vídeos, podcasts, audiolivros, seriados, etc.

Nível 5: avançado

O nível 5 engloba estudantes que entendem mais de 80% do que é dito em qualquer tipo de áudio em inglês. Ainda assim, o nível 5 não é o mais avançado. Existem muitos outros níveis de compreensão além do nível 5, porém não é necessário descrevê-los pelo simples fato de que o nível 5 é o nível de entendimento necessário para você começar a falar a inglês. Se você entender 80% ou mais do que é dito em inglês, você conseguirá falar inglês, mesmo que nunca tenha falado antes. É justamente nesse ponto que você deverá começar a trabalhar e melhorar sua fala.

Definindo objetivos de compreensão oral

Entender os diferentes níveis de compreensão oral é muito importante para que você possa definir objetivos para seus estudos. Como dito acima, o nível 4 é o mais importante e o mais motivador, assim seu principal objetivo deve ser atingir o nível 4, o que demanda tempo, esforço, disciplina e paciência, mas traz resultados muito recompensadores. Porém não foque somente no nível 4. Se você ainda é iniciante, tente primeiro chegar ao nível 2 e vá então subindo seu nível de compressão oral. Lembre-se de que inglês não se aprender da noite para o dia, assim o mais importante é seguir em frente e estudar com regularidade.

IR PARA PRÓXIMA LIÇÃO: “Passando do entendimento básico para o intermediário”