Estudantes de inglês têm uma enorme vantagem em relação a estudantes de outros idiomas: a grande maioria dos filmes e seriados do mundo são produzidos nos EUA. Assim, se você sabe/estuda inglês e gosta de filmes e seriados, por que não assistir a esses filmes e seriados e aprender inglês ao mesmo? Neste artigo vamos falar sobre por que e como você pode juntar o útil ao agradável e aprender inglês enquanto assiste a seus filmes e seriados favoritos!

Por que assistir a filmes e seriados em inglês

Se você gosta de filmes e seriados, provavelmente notará que eles são muito  melhores com som original. A qualidade de um filme ou seriado dublado nunca será como a de um filme ou seriado com som original, pois na versão original as vozes dos atores são reais, enquanto na versão dublada uma segunda voz, de outro ator, é grava por cima da voz do ator original.

Aprender inglês assistindo a filmes e seriados é uma forma natural de aprendizado. Ao assistir a filmes e seriados você absorve centenas de palavras, frases e estruturas gramaticais em inglês, e aos poucos vai sendo capaz de imitar essas palavras, frases e estruturas gramaticais e subsequentemente criar suas próprias frases.

É importante mencionar que há diferenças muito importantes entre aprender assistindo a filmes e seriados e aprender lendo livros, por exemplo. Ao ler livros, você aprenderá como os falantes nativos escrevem, já ao assistir a um filme ou seriado, você aprenderá como eles falam, e existem diferenças entre a fala e a escrita. Por exemplo:

Livro (linguagem escrita): The price of five dollars was acceptable, and I decided to purchase it. (Cinco dólares era um preço aceitável, então decidi comprar.)

Filme (linguagem falada): It was, like, five bucks, so I was like “okay”. (Pensei, cinco dólares… Ok!)

Na grande maioria dos filmes e seriados, os diálogos são os mesmos do nosso dia a dia, o que permite que você aprenda várias gírias não encontradas em dicionários. Frases como Give me the freaking keys! (Me dê as malditas chaves!) são normais em filmes e seriados, embora você não encontre a palavra freaking no dicionário.

Outra vantagem de aprender inglês através de filmes e seriados é que você não somente aprende gramática e vocabulário, mas também melhora sua pronúncia, pois você pode ver e ouvir como os atores falam palavras e frases. Com o tempo, seu cérebro vai assimilando o modo e o ritmo que os americanos/ingleses/etc. falam, e aos pouco você se tornará capaz de imitá-los.

Por fim, filmes e seriados são feitos para falantes nativos de inglês, o que significa que os atores falam rapidamente, o que força você a entender o “inglês de verdade”. Materiais feitos para estudantes de idiomas normalmente usam uma linguagem mais lenta e simples, o que não é ideal, pois o inglês real, usado no dia a dia dos americanos/ingleses/etc. é rápido e usa muitas palavras.

Aprendizado lento e gradual

Ao assistir filmes e seriados com o intuito de aprender inglês, é importante saber que esse é um aprendizado lento e gradual, que não ocorre da noite para o dia. Conforme você vai assistindo seus filmes e seriados, provavelmente você não perceberá que está aprendendo, tanto quando você entende pouco (e acha que por não entender não está aprendendo) quanto quando entende praticamente tudo (e acha que por entender tudo não está aprendendo nada de novo). A verdade é que sempre que você assiste um filme ou seriado em inglês você está aprendendo, mesmo que não perceba, e quanto mais o tempo passa e mais você assiste, melhor fica seu inglês.

Como esse é um aprendizado lento e gradual, as diferenças só são percebidas meses ou mesmo anos depois. Por exemplo: digamos que você e um amigo estudem inglês em um cursinho e estejam no mesmo nível. Agora digamos que você comece hoje a assistir filmes e seriados em inglês regularmente, enquanto você e seu amigo continuam com as aulas do cursinho. Daqui um ano, seu inglês certamente estará bem melhor do que do seu amigo, pois embora você dois façam o mesmo curso, você passou todo o ano assistindo filmes e seriados em inglês.

As dificuldades de assistir filmes e seriados em inglês

Se você assistir a um filme ou seriado e não entender nada, simplesmente não aprenderá nada e provavelmente não se divertirá nem um pouco. Esse é um dos problemas de assistir a filmes e seriados em inglês. É muito mais fácil ler algo em inglês, pois caso você se depare com uma palavra que não sabe, basta procurá-la em um dicionário, já que a palavra está escrita e você tem tempo para procurá-la. Ao assistir a um filme ou seriado, muitas vezes você ouvirá uma palavra, mas não saberá o que ela quer dizer ou como escrevê-la. Muitas vezes você nem mesmo saberá se ouviu uma ou duas palavras!

Há outros motivos pelos quais entender o inglês falado é mais difícil do que ler em inglês, e todos eles levam a uma única conclusão: se você quer entender o inglês falado, você precisa conhecer muitas palavras, principalmente a pronúncia e o significado dessas palavras. Para piorar as coisas, mesmo que você leia dezenas de livros em inglês e saiba muitas palavras, você ainda não entenderá tudo. Sempre haverá palavras que você não conhece e muitos diálogos serão falados de forma rápida ou com sotaques que você não consegue entender.

O importante nesses momentos é não desanimar e continuar assistindo seus filmes e seriados, pois aos poucos o seu nível de compreensão oral irá aumentando e os filmes e seriados ficarão mais fáceis de entender.

O que fazer quando você não entende alguma coisa?

Caso você esteja assistindo a filmes ou seriados em um DVD, Blue-ray ou no computador, você pode voltar e assistir novamente cenas em que não entendeu o que foi dito. Depois de assistir a cena algumas vezes, talvez você entenda o que foi dito. Você também pode procurar uma palavra que não entendeu no dicionário, embora isso muitas vezes seja difícil, afinal de contas você precisa adivinhar como a palavra é escrita.

Para facilitar o entendimento, você pode usar legendas. Hoje em dia, DVDs, Blue-rays, filmes no computador e até mesmo aparelhos de TV a cabo permitem ativar legendas. Com legendas você não terá problemas com diálogos muito rápidos ou difíceis de entender, pois tudo estará escrito na tela. Isso facilita muito, por exemplo, se você quiser procurar uma palavra no dicionário.

O problema de usar legendas é que elas aos poucos vão fazendo com que você fique preguiçoso e pare de se concentrar no áudio e se concentre somente na leitura. Isso não bom, já que o motivo de assistir a filmes e seriados em inglês é justamente treinar sua compreensão oral. Assim, o ideal é começar assistindo filmes com legendas, enquanto você ainda não tem um bom entendimento, e o quanto antes parar de usar as legendas, usando-as somente em filmes e seriados em que você tem muita dificuldade para entender o que está sendo dito.

Onde conseguir filmes e seriados em inglês?

Uma das vantagens de se estudar inglês é que existem muitos filmes e seriados disponíveis e muitas maneiras de se obter acesso a esses filmes e seriados. Na minha opinião, a melhor maneira de se obter acesso a diversos filmes e seriados é assinando um pacote de TV a cabo digital, como NET, GVT, Sky, etc., e selecionado um dos pacotes de “canais de filmes” (Telecine, HBO, etc.). A grande vantagem da TV a cabo digital é que ela permite que você selecione tanto o idioma quando as legendas dos filmes, o que é simplesmente ótimo para estudantes de idiomas (você pode acessar as configurações do seu aparelho e colocar o idioma inglês como padrão, assim não é preciso trocar do português para o inglês sempre que você for assistir). Com um pacote de canais de filmes você terá uma ótima grade de filmes para assistir, enquanto os seriados podem ser assistidos em canais como Warner, Sony, etc., que sempre estão inclusos nos pacotes de TV a cabo.

Outra opção é alugar filmes e seriados. Você pode alugar tanto em locadoras tradicionais quando em sites de streaming (Como Netflix, Netmovies, etc.), em que você paga uma taxa mensal e pode assistir a quantos filmes quiser gratuitamente no computador. Infelizmente o acervo desses sites ainda deixa muito a desejar, pois contém poucos lançamentos, assim entre locadoras tradicionais e esse tipo de site, eu ainda prefiro as locadoras.

Conclusões finais

Como dito no início do artigo, assistir a filmes e seriados em inglês é juntar o útil ao agradável, você se diverte e ao mesmo tempo aprende inglês. Todo estudante sério de inglês que goste de filmes e seriados não pode deixar de adicionar esse método como uma de suas formas de estudo, pois os resultados a longo prazo são realmente muito bons!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara