Na lição 4 falamos sobre estudos ativos e passivos e você aprendeu que estudo passivo é tudo aquilo que o mantém em contato com o inglês de forma que você esteja sempre “absorvendo” o idioma enquanto faz outras atividades. Você aprendeu também que não existe um limite para os estudos passivos, ou seja, quanto mais melhor! A questão agora é: como estudar passivamente? O que eu posso fazer para manter o contato com o inglês a máximo possível de tempo? A resposta é: criando um ambiente de imersão!

Criar um ambiente de imersão é fazer com que o inglês esteja o presente na sua vida o máximo possível de tempo. Muito provavelmente você já tem certo contato diário com o inglês: talvez você leia sites em inglês, assista filmes em inglês, algum programa do seu computador esteja em inglês, etc. Se esse é o caso, você já está em um ambiente onde o inglês é presente, o que é um bom começo! O objetivo agora é transformar esse mesmo ambiente em um ambiente de imersão, aumentando a quantidade de inglês presente na sua vida de modo que onde quer que você vá ou o que quer que faça, sempre esteja em contato com o inglês.

Caso você não tenha nenhum contato com o inglês, não há problema algum, pois a única diferença é que você criará o ambiente de imersão a partir do zero. A seguir, vamos mostrar como você pode colocar o inglês no seu dia a dia e criar um ambiente de imersão. Porém lembre-se de que você não precisa fazer isso da noite para o dia. O ideal é ir criando seu ambiente de imersão aos poucos, conforme você progride nos estudos. As dicas a seguir para criar o seu ambiente de imersão são apresentadas em ordem de dificuldade: as primeiras são mais fáceis de serem implementadas, enquanto as últimas são voltadas para estudantes mais avançados.

Músicas: somente em inglês!

A música é talvez a melhor maneira de você começar a criar o seu ambiente de imersão, afinal de contas, quem não gosta de música? Se você já tem o costume de escutar músicas, tente dar um “pause” nas músicas em português e comece a escutar somente músicas em inglês. Se você não tem o costume de escutar músicas, então agora é uma boa hora para começar! Lembre-se de que estamos trabalhando no seu estudo passivo, assim você não precisa estudar as letras das músicas ou se esforçar para entender o que eles estão falando. A ideia é somente esta: sempre que você escutar músicas, escute em inglês! Um fato interessante é que você pode usar esse método de estudo passivo para conhecer novos músicos, artistas, gêneros musicais, etc., de que você gosta, unindo assim o útil (aprender inglês) ao agradável (músicas que você gosta). Quanto mais você se envolver, melhor (lembre-se, você estará se envolvendo com algo em inglês, que é o nosso objetivo). Um dos melhores lugares para escutar músicas em inglês é o site Grooveshark (http://grooveshark.com/), onde você pode escutar milhares de músicas gratuitamente, procurar artistas, criar listas de reprodução, etc. Uma das coisas que eu gosto de fazer é escutar as músicas mais populares do momento para ver se existe algum artista novo que eu ainda conheço e gosto. Quando encontro algum, eu então procuro pelas músicas desse artista em específico. Por fim, um último conselho: se você tiver dificuldades para não escutar músicas em português, simplesmente livre-se delas! Exclua as músicas do seu computador, empreste seus CDs para um amigo, venda-os, etc. O importante é que todas as suas músicas sejam em inglês! Nota: tome cuidado para não focar todo seu estudo passivo em músicas. Músicas são boas para manter o contato com o inglês e motivá-lo, mas não garantirão seu aprendizado por si só. Tente criar seu ambiente de imersão tanto com músicas quanto com os outros métodos ensinados a seguir.

Celular/Dispositivos portáteis em inglês

Hoje em dia todos nós usamos muitos dispositivos portáteis, principalmente celulares. Antigamente os celulares só faziam ligações e enviavam mensagens de texto, porém atualmente eles acessam a Internet, tiram fotos, permitem que você instale programas neles, etc. Além dos celulares, diversos tipos de computadores e videogames portáteis são cada vez mais usados no dia a dia. Quase todos esses aparelhos têm a opção de alterar o idioma para o inglês e é isso mesmo que você deverá fazer! Se o seu celular está com você agora mesmo, pare por um segundo de ler este guia e mude o idioma para inglês! Aproveite e também mude o idioma de outros dispositivos portáteis que você tiver na sua casa! Pode parecer algo pequeno, mas isso garantirá que você esteja em contato com o inglês sempre que usar seus dispositivos portáteis. Se você é daquelas pessoas que não para em casa e acaba tendo que usar muito seu celular ou computador portátil, essa simples mudança pode garantir uma ou até mais horas de inglês no seu dia, todos os dias!

Windows e programas do seu computador em inglês

É possível fazer duas coisas no seu computador para garantir que você passe o máximo possível de tempo em contato com o inglês. Primeiramente você pode instalar versões em inglês dos programas que mais usa. Por exemplo, para acessar as páginas da Internet você usa um navegador (Internet Explorer, Chrome, Firefox, etc.). Experimente então colocar esse navegador em inglês, e faça o mesmo para todos os programas que você usa no seu computador. Talvez no início você estranhe ou tenha um pouco de dificuldade, mas logo se acostumará, principalmente se já estiver familiarizado com os programas. Isso garantirá que você sempre tenha bastante contato com o inglês ao usar o computador. Porém, para realmente garantir 100% de contato com o inglês, você pode “passar para o próximo nível”, que é colocar o seu Windows (ou qualquer outro sistema operacional que você use como Linux, Mac, etc.) em inglês. Hoje em dia, sistemas operacionais como o Windows 7 permitem que você altere o idioma facilmente. Passar todo o seu sistema operacional para o inglês é um grande passo para seu aprendizado, pois você garantirá que estará sempre em contato com o inglês ao usar o computador, e mesmo que tenha um pouco de dificuldade no começo, logo estará usando o computador em inglês sem nem perceber que ele está em inglês!

TV/Filmes/Seriados

Se você assiste muita televisão, filmes ou seriados, que tal fazer tudo isso em inglês? A primeira coisa que você deve fazer é se livrar do hábito, caso o tenha, de assistir filmes ou seriados dublados. A partir de hoje, faça um decreto de que você nunca mais verá filmes ou seriados dublados! Se você quer muito assistir um filme ou seriado e o cinema ou canal de TV só está passando a versão dublada, faça um esforço e deixe para assistir quando você tiver acesso a uma versão legendada. Depois de eliminar de vez os filmes e seriados dublados, você pode passar para o próximo nível, que é assistir filmes e seriados com som em inglês e legendas também em inglês. Isso demandará um pouco mais de conhecimentos em inglês (como falei no início, algumas das dicas para a criação do ambiente de imersão só podem ser implementadas por estudantes mais avançados), mas também é uma questão de costume: quanto mais você fizer, mais fácil ficará. Por fim, depois que você estiver completamente acostumado a assistir filmes e seriados com áudio e legendas em inglês, a etapa final é colocar tudo em inglês e sem legendas! Essa etapa só poderá ser feita por alunos mais avançados, porém não recomendamos esperar até o ponto onde você entende 100% do que é dito para fazer isso. A partir do momento em que você entender 60% ou mais do que é dito, já é possível colocar tudo em inglês e aproveitar, pois os outros 40% que você não entende virão naturalmente com o tempo. Se você tem TV a cabo com um transmissor digital, um recurso muito interessante é que é possível alterar o idioma e as legendas de diversos canais. Você pode, por exemplo, acessar as opções do transmissor e selecionar o inglês como o idioma padrão dos canais, assim a maioria dos canais ficará em inglês automaticamente. Faz pouco tempo que a empresa de TV a cabo que assino trocou meu aparelho por um digital, o que me possibilitou colocar quase todos os meus canais em inglês. Com essa simples mudança, eu garanti uma a duas horas a mais de inglês passivo todos os dias.

Livros em inglês

Quando seu inglês estiver em um nível mais avançado, você poderá começar e ler livros somente em inglês. As vantagens de ler livros em inglês, tanto de ficção quanto não de ficção, são muito grandes! Ao ler você não somente estará exposto ao inglês, mas também aumentará muito seu vocabulário e aprenderá naturalmente a gramática. Além disso, você pode ler livros sobre o que gosta, aprendendo não somente o inglês, mas também um assunto do seu interesse. Adquirir livros impressos em inglês ainda é um pouco difícil e caro hoje em dia, porém uma ótima alternativa são os livros digitais, que podem ser lidos tanto no computador quanto em dispositivos móveis como iPod, iPad ou Kindle. O melhor lugar para conseguir esses livros é na loja da Amazon (www.amazon.com), onde você pode comprar os livros no formato Kindle por preços bem acessíveis. Também existem vários livros gratuitos, principalmente livros de literatura mais antigos, que já se tornaram domínio público. Ao adquirir livros no formato Kindle você pode lê-los no seu computador (para isso você precisará baixar o software Kindle for PC, disponível gratuitamente na Amazon), no seu iPod/iPad (para isso você precisará baixar o aplicativo do Kindle na iTunes Store) ou diretamente no seu Kindle. Caso você prefira livros impressos, uma boa dica é consultar as bibliotecas de escolas e cursos de inglês, caso você frequente um. A grande maioria dos cursos de inglês tem bibliotecas com livros em inglês tanto de níveis básicos quanto avançados.

As dicas acima são somente alguns exemplos do que você pode fazer para colocar o inglês no seu dia a dia, mas você pode pensar em outras coisas. O importante é garantir que onde quer que você vá ou o que quer que faça, o inglês sempre esteja presente, pois isso maximizará seu tempo de estudo passivo e você aprenderá muito mais rápido!

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara