No último artigo eu lhe contei o grande segredo de aprender inglês, que é saber como aprender inglês! Hoje eu vou ir um pouco além e explorar o que eu chamo de os 5 princípios do aprendizado de idiomas! Para saber estudar inglês da forma correta, você precisa conhecer, entender e aplicar esses cinco princípios no seu dia a dia de estudos! Independente do seu método de estudo, desde que ele siga esses 5 princípios, os resultados serão positivos! Então pegue seu café e sente-se bem na cadeira, pois o artigo de hoje é um pouco longo, mas vale muito! Se não puder ler agora, guarde-o para mais tarde, mas não deixe de lê-lo!

Os 5 princípios do aprendizado de idiomas:

  • Tempo com o idioma
  • Entender antes de falar, ler antes de escrever
  • Motivação
  • Autonomia
  • Atenção e observação

Tempo com o idioma: para aprender inglês ou qualquer outro idioma estrangeiro você precisa passar tempo com o idioma. Isso quer dizer que você precisa escutar, falar, ler e escrever no idioma o máximo possível de tempo. Se você passa apenas 1 ou 2 horas em contato com o inglês a cada semana, infelizmente não aprenderá ou aprenderá muito lentamente. Para ter resultados reais, você precisa de contato diário com o idioma. Eu diria que um mínimo de uma hora de contato diário com o idioma é necessário para se ter um aprendizado efetivo. Se todos os dias você passar uma hora em contato com o inglês, eventualmente irá aprender. Dá próxima vez que você reclamar que “ainda não aprendeu inglês”, tente olhar para trás e se lembrar do que você esteve fazendo nos últimos 90 dias (três meses). Você esteve em contato com o inglês durante pelo menos uma hora por dia ao longo desses 90 dias? Se você não está tendo resultados em seus estudos, a resposta é provavelmente não! Tente então passar no mínimo uma hora por dia com o inglês a partir de hoje e daqui a 90 dias faça a mesma pergunta. Eu tenho certeza de que os resultados serão bem diferentes!

Entender antes de falar, ler antes de escrever: para ter sucesso na aprendizagem de idiomas você precisa primeiro compreender o idioma, ou seja, aprender a entender antes de falar e ler antes de escrever. Esse é o processo natural de aprendizagem. As crianças aprendem primeiro a entender para somente depois falarem, assim como nós aprendemos primeiro a ler para depois aprendermos a escrever. Tentar falar antes de entender ou escrever antes de ler não somente é um método ineficiente, como também prejudicará o seu inglês a longo prazo. Assim, busque sempre métodos e formas de estudar que foquem primeiro na compreensão do inglês e só depois na fala e na escrita!

Motivação: a motivação é essencial para o aprendizado de qualquer coisa. Se você não tiver vontade de aprender, nem mesmo o melhor professor ou método do mundo fará com que você aprenda. Se você pensar bem, verá que os bons professores de inglês se importam com a motivação e tentam tornar as aulas divertidas, descontraídas, etc. Infelizmente a sala de aula não é naturalmente um ambiente divertido. Frequentamos as aulas nas escolas, faculdades ou em cursos porque precisamos fazer isso, porém, como dizia um ótimo professor que tive na faculdade, quase ninguém frequentaria as aulas se não precisasse. Existem vários modos de despertar sua motivação para os estudos do inglês, no entanto eu acredito que só existe uma coisa que realmente aumenta muito nossa motivação: perceber que estamos aprendendo! Quando você nota que está aprendendo, que seu inglês está melhorando, por mais chato que seja o método, professor, etc., você continuará estudando, fazendo os exercícios, lendo, escutando, pois sabe que está tendo resultados. Por outro lado, a falta de resultados é a maior causa da desmotivação. Para se manter motivado, o ideal é sempre buscar se responsabilizar pelo seus estudos, avaliando seus métodos de estudo e buscando informações sobre o aprendizado de idiomas de modo que você esteja sempre atualizado e envolvido com os estudos. Isso nos leva ao próximo princípio, a autonomia.

Autonomia: muitos professores costumam dizer que somente as aulas não são suficientes e que os alunos têm de “correr atrás por si mesmo” para aprenderem inglês. Isso é totalmente verdade! Para aprender inglês você tem que se responsabilizar pelo seu aprendizado e desenvolver a sua autonomia. É necessário chegar a um ponto em que você não depende de ninguém além de si mesmo para aprender. Entretanto, desenvolver autonomia não é fácil, principalmente no início, quando você sabe muito pouco a respeito da aprendizagem de idiomas. O ideal é que você tenha curiosidade e interesse pelo processo de aprendizagem, que você seja um estudante ativo, que corre atrás do conhecimento, em vez de ser um estudante passivo que espera tudo pronto. O fato de você estar lendo este texto já mostra que você tem iniciativa, basta então continuar assim, procurando cada vez mais métodos, técnicas e materiais para aprender inglês de forma eficiente!

Atenção e observação:
 o último princípio para aprender inglês é muito importante é muitas vezes negligenciado ou esquecido por muitas pessoas. Ao estudar inglês, você precisa observar atentamente o inglês em busca de padrões e significados. Isso significa que ao estudar uma frase, estrutura ou texto novo, você deve estar sempre prestando atenção ao modo como o inglês funciona. Tente notar padrões, formas, usos gramaticais, etc. Entenda que a língua é algo desconhecido que você está tentando “desvendar”. Com o tempo, conforme você vai aprendendo a estudar idiomas de forma mais eficiente, isso ficará cada vez mais fácil, chegando a um ponto em que você aprenderá o idioma naturalmente simplesmente através do contato com ele. Para entender melhor como funciona o princípio da atenção e observação, considere a seguinte situação: se eu mostrar algumas frases em alemão e suas traduções para uma pessoa que nunca estudou uma língua estrangeira, ela provavelmente ficará complemente perdida e sentirá a falta de um professor ou alguém que possa ensiná-la. Porém se eu mostrar essas mesmas frases para alguém que já estudou idiomas durante um longo tempo, essa pessoa provavelmente começará a fazer associações e entenderá certos trechos das frases, incluindo suas estruturas gramaticais, sem necessidade de um professor ou alguém para ensiná-la. Isso acontece porque essa pessoa é capaz de observar com atenção e fazer associações entre as palavras e os sentidos das frases. Seu objetivo deve ser fazer com que você já tenha essa capacidade de observação e atenção, essa curiosidade em relação à língua, desde o começo dos seus estudos. Talvez você me diga: “Ah, mas eu nunca estudei idiomas, como vou fazer isso?”. A resposta é: não há dificuldades ou segredos para fazer isso, a única coisa que você precisa é ser curioso e não ter “medo” do idioma. Assim, observe, atente-se aos padrões, mexa e remexa no inglês, pois é assim que você vai aprender!
Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara