Muita gente acha que jamais aprenderá inglês, que não tem o “dom” ou “tempo” para aprender inglês. Isso tudo faz com que muitos pensem que aprender inglês é difícil e que só pessoas muito inteligentes ou muito dedicadas conseguem aprender o idioma. Mas será que aprender inglês é realmente difícil? Hoje vamos falar um pouco sobre a dificuldade de aprender idiomas estrangeiros, com foco especial no inglês. Primeiramente veremos se existem idiomas mais fáceis ou difíceis de serem aprendidos.

Existem idiomas mais fáceis ou mais difíceis?

O que é mais difícil de aprender: inglês ou espanhol? Inglês ou francês? Inglês ou japonês? A resposta é: depende. A dificuldade de aprender um idioma depende do quão próximo esse idioma está da sua língua nativa. Para nós que falamos português, aprender espanhol, por exemplo, é mais fácil do que aprender inglês. Isso quer dizer que espanhol é mais fácil do que inglês? De um ponto de visto neutro, não, mas do ponto de vista de um falante de língua portuguesa, sim. Isso acontece principalmente porque o espanhol tem um vocabulário muito mais próximo do português do que o inglês, fazendo com que qualquer estudante consiga ler textos básicos em espanhol desde o começo dos estudos, o que não acontece no inglês. Mas e quando estudamos um idioma muito diferente do português, como o japonês?

Para quem não sabe, durante muitos anos eu também estudei japonês. Eu costumo dizer que foram os desafios de aprender japonês que me fizerem aprender a estudar inglês. O japonês é uma língua simples, porém completamente diferente do inglês e do português. Para aprender japonês eu tive que praticamente “aprender a pensar de forma diferente”. Fazendo isso, eu fui capaz de ver que o inglês era uma língua muito mais acessível para mim, pois era simplesmente muito mais próxima do português do que o japonês. Por exemplo, em inglês falamos “The book is on the table”. Observe a ordem das palavras: the (o) book (livro) is (está) on (sobre) the (a) table (mesa). Veja que essa é a exatamente a mesma ordem do português. Se você quiser dizer essa mesma frase em japonês, falaria: tsukue no (mesa) ue  ni (em cima) hon  ga (livro) arimasu (tem). Veja que a ordem em que você fala as palavras é “mesa em cima livro tem”. Se você tinha planos de aprender japonês, talvez tenha desistido agora, não? Brincadeiras a parte, essa organização que parece sem lógica para nós é totalmente normal para um coreano, por exemplo, pois a língua coreana segue essa mesma lógica. Não é a toa que coreanos aprendem japonês muito mais rápido do que americanos ou brasileiros. Agora que você já sabe que a dificuldade de aprender um idioma é relativa, vamos observar alguns aspectos do inglês e ver qual a dificuldade de cada um deles para nós falantes de português!

As dificuldades do inglês

Vocabulário: o inglês é um idioma com um número imenso de palavras (o dicionário Webster registra mais de 460 mil palavras), em que costumam existir várias palavras com o mesmo significado. Porém esse vasto vocabulário é mais usado em publicações literárias ou científicas, enquanto que o vocabulário do dia é dia é bem mais fácil e limitado. Além disso, o fato do idioma ser um dos mais difundidos no mundo facilita o aprendizado. Eu diria que a dificuldade de aprender o vocabulário do inglês é média.

Gramática: a gramática do inglês é simples, de fato, muito mais simples que a do português. Os verbos apresentam pouquíssimas conjugações, não há gênero (feminino-masculino), os adjetivos não variam, etc. A gramática é tão simples, que em certos casos isso pode até complicar um pouco o estudante, pois as palavras podem assumir diversas funções (verbo, adjetivo, substantivo, etc.).

Ortografia: ortografia diz respeito a como as palavras são escritas. A ortografia do inglês é bem complica e na maioria das vezes você tem que simplesmente decorar como as palavras são escritas em vez de seguir um padrão lógico. Por isso é um pouco complicado aprender a escrever em inglês sem cometer erros, pois é preciso muita prática e experiência com o idioma para “lembrar” como escrever todas as palavras.

Pronúncia/sons: o inglês conta com alguns sons bem “chatinhos”, como o th, usado em palavras como thanks, thing, smooth, etc. Por mais que você tente reproduzir esses sons, é muito difícil reproduzi-los igual a um falante nativo (sem sotaque). Eu diria que devido a esses sons, a dificuldade da pronúncia do inglês encontra-se entre média e alta.

Dificuldade geral: em geral o inglês é um idioma fácil de aprender, pois apresenta uma gramática simples e um vocabulário extenso, porém ambos fáceis de aprender. Embora a pronúncia e a ortografia sejam um pouco complicadas, a maioria das pessoas tolera um inglês “mais ou menos” (porém isso não quer dizer que seu objetivo deva ser aprender um inglês “mais ou menos”!), assim mesmo que sua pronúncia ou ortografia não estejam 100%, você ainda será capaz de se comunicar sem grandes problemas.

O importante desta lição é entender que a dificuldade de aprender um idioma é relativa, sendo que alguns idiomas são mais difíceis e outros mais fáceis para nós brasileiros. Felizmente o inglês é um dos idiomas fáceis para nós, principalmente pela facilidade de gramática e da aquisição de vocabulário.

Abraços e até a próxima!

Mairo Vergara